Até que ponto nos deixamos ser influenciados pelo poder da Mídia?
Hoje sabemos que os meios de comunicação são importantes em todos os aspectos da vida do individuo. É através dos meios de comunicação que as pessoas podem se comunicar de forma mais rápida e eficiente, é através dele que as pessoas formam vínculos no meio social.
Sem comunicação não ha interação e socialização, no mundo atual em que vivemos os meios de comunicação tem sido um avanço tecnológico. Desde os tempos primitivos, o homem para sobreviver tinha que criar um meio de se comunicar pois, durante milhares de anos o homem não conheceu outro meio de transporte e locomoção além das próprias pernas. Levando uma vida nômade, deslocava-se de um lugar para outro em busca de alimentos, conduzindo sobre os ombros os seus pertences. Eram criaturas rudes que não conheciam meios de transportes e comunicação. Quando a caça e a pesca não era suficiente em uma região, eles iam para outra. E dessa forma tentavam sobreviver.
O homem primitivo, buscava várias formas para se comunicar, e uma delas era através dos gestos, sinais, sons e até mesmo desenhos e pinturas. Com o tempo o homem foi aprendendo modular sua voz através da música e do barulho que faziam com o enorme chifre dos búfalos. Descobriram também que através da fumaça eles podiam chamar a atenção de outros povos e assim, fazer suas negociações de comércio.
Fazendo uma retrospectiva da evolução do homem desde os tempos primitivos, podemos perceber como a educação e a comunicação estão intimamente ligadas e caminham juntas no processo histórico da humanidade. Desde os tempos primórdios que o homem interage com meio ambiente para satisfazer as necessidades de sobrevivência e comunica-se com o outro através de gestos, símbolos e desenhos para juntos formar comunidades, explorar e dismistificar o planeta.
Muito depois eles aprenderam a falar, ficou mais fácil compreender o outro. Nesta época a educação era informal, a aprendizagem era passada de geração a geração, ocorria dentro da comunidade, os ensinamentos não eram sistematizados, não existia escola. A escola era a própria família e a experiência de vida, a educação se dava por processo de inculturação.
Vejamos o que alguns estudiosos dizem sobre os meios de comunicação de hoje e sua influencia no comportamento humano. E até que ponto essa tecnologia é benéfica ao homem. Se formos nos aprofundar desde o surgimento dos primeiros meios de comunicação no mundo, essa matéria se tornaria um livro.Mas para termos uma pequena ideia resumiremos ao máximo para
A linguagem oral perdurou durante muito tempo como grande suporte para a preparação dos futuros dirigentes do poder dentro da sociedade. Mesmo com a descoberta da escrita a aprendizagem se dava em forma de conselhos morais e compartimentais, no intuito de preparar o indivíduo para "falar bem". Uma educação reservada a classe dominante. O homem percebe que a linguagem escrita poderá dá uma contribuição significativa no processo educacional.
A escrita começa a fazer parte da vida do homem a partir dos escritos deixados pelos pais onde os filhos seguem suas orientações com obediência , assim se dava a transmissão da aprendizagem.entrarmos no assunto principal que é a influencia desses meios de comunicação na vida da sociedade.
O uso da escrita difundiu-se rapidamente, podemos considerar uma das grandes guinadas na história da humanidade, pois possibilita o homem informa-se e comunica-se através escritos, como: manuais, livros, jornais correspondência ...hoje sabemos que a tecnologia tem avançado muito, já temos Internet,Fax, celular, televisão, rádio e o jornal impresso, que tempos atras já existia mais que nos dias de hoje é de grande importância.
E qual influencia a Mídia causa no comportamento humano?
Foucault (1998, p.150-151) nos mostra que “no início das sociedades
industriais, instaurou-se um aparelho punitivo, um dispositivo de seleção
entre os normais e os anormais”. Percebe-se o grande esforço de
disciplinarização e de normatização. Estas, servindo sempre ao capital.
Quanto mais os corpos fossem disciplinados e normatizados, maior seria a
facilidade de dominação, de lucro e de adaptação ao sistema vigente.
Desta forma pudemos perceber que para o homem se ajustar em sociedade, e acompanhar o avanço da tecnologia, são massacrados psicologicamente pela mídia. Pelo seu poder de persuasão.Quem não pode viver de acordo com os padrões de vida social, são considerados anormais.
Bucci; Kehl (2004, p.178), estudiosos da videologia, citam que as
sociedades burguesas, desde o século XIX, consideram o corpo como
propriedade privada e de responsabilidade individual. Que o corpo vestido
das sociedades burguesas representava ascensão, respeito. Representava
ser uma pessoa honesta, confiável. Hoje o corpo “malhado, sarado, siliconado, limita-se a confirmar. Sou um corpo malhado e siliconado”.
Podemos ver que essa realidade acontece todos os dias no meio da alta sociedade, e até mesmo nas classes sociais média, que para ser considerável uma pessoa de respeito, manter sua fama e se destacar no mundo social, tem que haver mudanças bruscas do corpo, o ser humano se tornou um produto mercadológico. E essa obsessão pelo corpo perfeito tem se tornado uma doença no qual muitas pessoas se destroem não sabendo mais qual sua verdadeira personalidade. temos como exemplos:
O que o poder da mídia pode fazer!
E o psicológico dessas pessoas como ficam?
O corpo está se constituindo como fonte de sofrimento, de frustraçãoe de insatisfação, e para Fernandes (2005, p.14), na clínica psicanalítica, seencontra presente de forma acentuada a questão corporal. O corpo como“estandarte de um ideal de perfeição que se busca freneticamente alcançar”.
Este mesmo corpo hoje é “apontado como fonte de frustração esofrimento,constituindo-se como o meio de expressão do mal-estar contemporâneo”
“o corpo está em alta! Alta cotação, alta produção, alto
investimento...alta frustração. Alvo do ideal de completude e perfeição,veiculado na pós modernidade, o corpo parece de forma privilegiada, por intermédio da valorização da magreza, da boa forma e da saúde perfeita, como estandarte de uma época marcada pela linearidade anestesiada dos ideias".Fernandes (2005).
Essa busca constante pelo ideal perfeito, nunca terminará, o ser humano nuca estará satisfeito consigo mesmo, é um ser desconhecido em busca da sua real personalidade, satisfação no meio social e da fama, é um mundo obscuro movido pelo poder da mídia, levando o individuo a uma frustração e o fazendo mergulhar no abismo sem fim. Onde o meio mais fácil são as drogas, o alcoolismo e o suicídio. Isso quando não se desencadeia um transtorno mental.
Segundo Apostólico (2006, p.12), a mídia possui “ingredientes que fazem parte do processo de hipnose e sedação produzidas pelas imagens”. A autora coloca que a imagem e gestos são mais facilmente apreendidos pela memória que as narrativas em si inclui a moda como agente doutrinador da massa e entende que atualmente "a construção de um modelo de corpo onde homens e mulheres tenham formas muito semelhantes". E que os corpos que se apresentam nas telenovelas são referenciais para a construção do corpo ideal.
E a sociedade mesmo não tendo condições financeiras para acompanhar esse modelo de perfeição, se sentem obrigados a seguir, mesmo que não sobre dinheiro para comer, mais a beleza tem que estar em destaques. Pois a influencia é muito grande ao ponto de deixar os telespectadores de mãos amarradas e semi-hipnotizadas. E o Fetichismo é o que toma conta da vida de milhares de pessoas. Como a autora frisou, as telenovelas são meios mais poderosos de influencia para o auto consumismo.
A televisão mostra mulheres bonitas e magras comendo chocolate e sundays, sendo que na verdade, na vida real elas comem apenas pouquissimas calorias e fazem dietas que arriscam a própria saúde. Numa certa novela das seis uma garota até pálida de tão magra tinha como prato preferido massas. Isto é um absurdo. São os poderosos impondo a maneira certa de ser e de pensar impedindo-nos subconscientemente de ter vontade própria de ter alguma individualidade. O texto da Fernanda nascimento não é mentira nem ilusão não minha gente. Ilusão é o que passa nos folhetins. Acorda minha gente!!!!
ResponderExcluir