A milionária suiça é tristemente conhecida como Top 1 mundial da dismorfia corporal canalizada para as intervenções plásticas extremadas.
Aspectos escabrosos do Transtorno Dismórfico Corporal.
A padronização massiva dos padrões de beleza, aliada ao culto à juventude eterna, tem estimulado a desconformidade e, até mesmo, rejeição ao próprio corpo. Dentro de certos limites, as preocupações com o corpo são saudáveis. Contudo, quando a tênue faixa é extrapolada, o comportamento passa a exibir sinais de obsessão que suscitam casos bizarros que repercutem nos tablóides de fofocas, que ganham força na medida do tamanho da fama da personalidade pública envolvida nas excentricidades provocadas pelo Transtorno Dismórfico Corporal – TDC.
Se cada um de nos fizer uma autoanálise, verá que não está completamente liberto de algumas obsessões particulares que, no entanto, ficam trancafiadas ao longo dos anos no subconsciente sem causar danos, sofrimento e incapacitação. Afinal, todos sofremos o bombardeamento intensivo da mídia que nos compele a sermos jovens, magros, bonitos, bronzeados, bombados, siliconados... em suma, devemos possuir corpos de Adônis para obter o tão almejado sucesso social.
Como o mal do TDC implica na progressiva distorção da auto-imagem, emblematicamente a Síndrome do Corpo Perfeito, ou de Adônis, ou Vigorexia, é uma das compulsões que mais se tem alastrado na avançada sociedade de consumo.
Doenças relacionadas ao Transtorno Dismórfico Corporal
Transtornos alimentares (anorexia; drunkorexia; bulimia) e a vigorexia são doenças relacionadas ao Transtorno Dismórfico Corporal.
Anorexia
Mais comum em mulheres, a doença faz com que as pessoas queiram emagrecer a todo custo porque se vê gorda, mesmo estando muito abaixo do peso. Para isso, métodos são utilizados para não engordar como: evitar alimentos calóricos, comer menos ou fazer exercícios em excesso.
Drunkorexia
Também conhecida como anorexia alcoólica, caracteriza-se pela perda de apetite provocada pelo consumo excessivo de álcool. O assunto está em pauta e vem sendo discutido na novela "Viver a Vida", da Rede Globo. A personagem Renata, vivida pela atriz Bárbara Paz, sofre com a doença e se recusa a fazer tratamento.
Bulimia
Um transtorno mental que se caracteriza por episódios repetidos de ingestão excessiva de alimentos num curto espaço de tempo (as crises bulímicas), seguido por uma preocupação exagerada sobre o controle do peso corporal. Esta preocupação leva a pessoa a adotar condutas inadequadas e perigosas para sua saúde, como provocar o vômito, tomar laxantes ou diuréticos.
“Nesse caso, acontece o que os médicos chamam de episódios bulímicos, ou seja, existe uma compulsão alimentar em que o individuo come descontroladamente, se sente frustrada, triste, cheia e fisicamente se sente mal”, relata a médica.
Vigorexia
Mais comum em homens, se caracteriza por uma preocupação excessiva em ficar forte a todo custo. Apesar dos portadores desses transtornos serem bastante musculosos, passam horas na academia malhando e ainda assim se consideram fracos, magros e até esqueléticos. Uma das observações psicológicas desses pacientes é que têm vergonha do próprio corpo, recorrendo assim aos exercícios excessivos e às fórmulas mágicas para acelerar o fortalecimento como, por exemplo, os esteróides anabolizantes.
0 comentários