Serviços Conectados

Rádio

Followers

Link-me

Postagens populares

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
I made this widget at MyFlashFetish.com.

Como Escolher Uma Profissão?

Postado por Psicologa Fernanda Nascimento sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

como escolher uma profiss%C3%A3o 500x164


       A escolha da profissão não se dá da noite para o dia, você que está no último ano do ensino médio, fica preocupado querendo saber que profissão irá escolher, te darei algumas dicas importantes para você entender e relaxar um pouco.

   É de fundamental importância que você seja encaminhado para um profissional Psicólogo para ser avaliado e submetido a um Teste Vocacional.
 

   Outro passo importante é você ter uma base de conhecimento de cada profissão para testar teu interesse, precisa saber como se encontra cada profissão no mercado de trabalho. E ver se você tem a vocação para tal profissão. Vejamos o que outros Profissionais dizem a respeito dessa escolha.


   Feiras de profissões são uma ótima oportunidade de conhecer um pouco sobre determinadas carreiras, mas há outras possibilidades, ressalta Maria da Conceição. “Existem as faculdades de Psicologia, que oferecem serviços de orientação profissional. Há ainda a Internet, os sites especializados e os próprios profissionais que atuam na área de interesse do jovem, que podem lhe dar informação.”
Autoconhecimento
  
   Também no último ano do Ensino Médio, Eduarda Ila Muniz, 17, diz gostar de Publicidade, porém foi à feira buscar informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo. “É outra opção. Mas também gosto de criar, mexer com mídias.”
   Segundo a psicóloga Maria da Conceição, ainda que a pesquisa seja essencial na escolha da profissão, o jovem precisa se conhecer bem para tomar decisões assertivas. “As disciplinas escolares são apenas um fator a ser levado em conta. É importante descobrir ainda coisas do seu interesse, o que o motiva, o que chama sua atenção em uma revista ou na TV, por exemplo.”
  Para a psicóloga, ceder à pressão dos pais não é o melhor caminho. “Muitas vezes os pais têm uma imagem da profissão que não corresponde à realidade, pois o mercado de trabalho muda muito rápido. Convide-os para fazer pesquisas de mercado junto com você.”
   A orientadora discorda também da ideia de escolher a profissão com base apenas no retorno financeiro ou porque a carreira está em alta. “O problema enfrentado por muitos profissionais está relacionado à concentração”.
  “Em São Paulo, por exemplo, há uma grande concentração de profissionais de nível superior, mas essa não é uma realidade em todo o Brasil.”
Matérias relacionadas:
Escolha da profissão – autoconhecimento e pesquisa de mercado são primordiais 
Psicologia ajuda, mas informação é o que conta na escolha da profissão 
Acerte na escolha da profissão
   A Dra. Maria da Conceição deixa bem claro tudo quanto você jovem, deve fazer para descobrir a sua aptidão profissional, não adianta   aceitar pressões dos pais e escolher a profissão errada. Essa escolha tem que ser sua, pois lá na frente poderá se frustar. Então toda atenção sobre suas escolhas, não adianta ir pela ambição do dinheiro, isso poderá não funcionar, pois não adianta dinheiro sem vocação.


2 comentários:

  1. A importância do autoconhecimento para a escolha assertiva de uma profissão tem-se evidenciado cada vez mais. A consulta de um profissional de psicologia na condução do processo de Orientação Vocacional e/ou profissional torna-se fundamental, especialmente na fase da adolescência onde há um maior contingente, visto que nessa fase o adolescente se depara com a necessidade de escolher, de fato, o curso no qual irá fazer e nem sempre conhecem suas reais inclinações, das quais poderão embasar essa escolha. Não bastasse ser também esse o momento da saída da crise de identidade, na qual o indivíduo deixa de ter os valores apenas dos pais e passa a tecer suas próprias convicções e assumir sua personalidade; nesse momento estarão sendo também definidos a orientação sexual(característica peculiar a todo ser humano ao fim dessa fase da vida); o indivíduo agora se depara com a escolha da sua identidade profissional em meio a esses conflitos iminentes da idade. Toda escolha remete o ser humano a uma condição conflituosa. A escolha profissional não pode ser considerada, portanto, como sendo um mero evento que passa despercebido, mas deve ser acompanhada por profissionais devidamente capacitados, afim de proporcionar uma maior segurança nessa decisão tão importante da vida.

    Parabéns pela matéria Fernanda!
    Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Querida, muito obrigada pela sua opinião e apoio, que Deus te abençoe, um forte abraço! E continue nos visitando, sua experiencia é de grande importância para o meu crescimento profissional.

    ResponderExcluir

Não só comente! Elabore uma grande critica ou opinião favorecedora!

Buscar

Translator

Hora

Psicologa

Psicologa
Sou Funcionária Pública Federal e Psicóloga Graduada na Faculdade CESMAC, especializada nas áreas Jurídica, Clínica e Escolar. Pós Graduada em Vigilância à Saúde, pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL.
Psicologa online?
Estando verde, clique no ícone para contato com Fernanda!

Visualizações no Blog

Histórico

Observação

Para todos visitantes e membros quero logo avisar que as minhas opiniões estão em vermelho em todas as postagens!

Ops: E para terem uma melhor leitura das postagens cliquem no "Continue lendo" dessas postagens e todo conteúdo será esboçado!

Descubra o que se passa em:

http://www.bispomacedo.com.br

Agregador

LinkLog
Agradeço ao LinkLog pelo grande tráfego de visualizações que me tem concedido!
Ocorreu um erro neste gadget
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...