Serviços Conectados

Rádio

Followers

Link-me

Postagens populares

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
I made this widget at MyFlashFetish.com.

A Mídia e suas Influências no Comportamento Humano

Postado por Psicologa Fernanda Nascimento quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012







Até que ponto nos deixamos ser influenciados pelo poder da Mídia?


   Hoje sabemos que os meios de comunicação são importantes em todos os aspectos da vida do individuo. É através dos meios de comunicação que as pessoas podem se comunicar de forma mais rápida e eficiente, é através dele que as pessoas formam vínculos no meio social.


   Sem comunicação não ha interação e socialização, no mundo atual em que vivemos os meios de comunicação tem sido um avanço tecnológico. Desde os tempos primitivos, o homem para sobreviver tinha que criar um meio de se  comunicar pois, durante milhares de anos o homem não conheceu outro meio de transporte e locomoção além das próprias pernas. Levando uma vida nômade, deslocava-se de um lugar para outro em busca de alimentos, conduzindo sobre os ombros os seus pertences. Eram criaturas rudes que não conheciam meios de transportes e comunicação. Quando a caça e a pesca não era suficiente em uma região, eles iam para outra. E dessa forma tentavam sobreviver.

     O homem primitivo, buscava várias formas para se comunicar, e uma delas era através dos gestos, sinais, sons e até mesmo desenhos e pinturas. Com o tempo o homem foi aprendendo modular sua voz através da música e do barulho que faziam com o enorme chifre dos búfalos. Descobriram também que através da fumaça eles podiam chamar a atenção de outros povos e assim, fazer suas negociações de comércio. 

   Fazendo uma retrospectiva da evolução do homem desde os tempos primitivos, podemos perceber como a educação e a comunicação estão intimamente ligadas e caminham juntas no processo histórico da humanidade. Desde os tempos primórdios que o homem interage com meio ambiente para satisfazer as necessidades de sobrevivência e comunica-se com o outro através de gestos, símbolos e desenhos para juntos formar comunidades, explorar e dismistificar o planeta.

  Muito depois eles aprenderam a falar, ficou mais fácil compreender o outro. Nesta época a educação era informal, a aprendizagem era passada de geração a geração, ocorria dentro da comunidade, os ensinamentos não eram sistematizados, não existia escola. A escola era a própria família e a experiência de vida, a educação se dava por processo de inculturação.

   Vejamos o que alguns estudiosos dizem sobre os meios  de  comunicação de hoje e sua influencia no comportamento humano. E até que ponto essa tecnologia é benéfica ao homem. Se formos nos aprofundar desde o surgimento dos primeiros meios de comunicação no mundo, essa matéria se tornaria um livro.Mas para termos uma pequena ideia resumiremos ao máximo para   
      
   A linguagem oral perdurou durante muito tempo como grande suporte para a preparação dos futuros dirigentes do poder dentro da sociedade. Mesmo com a descoberta da escrita a aprendizagem se dava em forma de conselhos morais e compartimentais, no intuito de preparar o indivíduo para "falar bem". Uma educação reservada a classe dominante. O homem percebe que a linguagem escrita poderá dá uma contribuição significativa no processo educacional.
   
   A escrita começa a fazer parte da vida do homem a partir dos escritos deixados pelos pais onde os filhos seguem suas orientações com obediência , assim se dava a transmissão da aprendizagem.entrarmos no assunto principal que é a influencia desses meios de comunicação na vida da sociedade.

  O uso da escrita difundiu-se rapidamente, podemos considerar uma das grandes guinadas na história da humanidade, pois possibilita o homem informa-se e comunica-se através escritos, como: manuais, livros, jornais correspondência ...hoje sabemos que a tecnologia tem avançado muito, já temos Internet,Fax, celular, televisão, rádio e o jornal impresso, que tempos atras já existia mais que nos dias de hoje é de grande importância. 

 E qual influencia a Mídia causa no comportamento humano?



   Foucault (1998, p.150-151) nos mostra que “no início das sociedades industriais, instaurou-se um aparelho punitivo, um dispositivo de seleção entre os normais e os anormais”. Percebe-se o grande esforço de  disciplinarização e de normatização. Estas, servindo sempre ao capital.  Quanto mais os corpos fossem disciplinados e normatizados, maior seria a facilidade de dominação, de lucro e de adaptação ao sistema vigente.



  Desta forma pudemos perceber que para o homem se ajustar em sociedade, e acompanhar o avanço da tecnologia, são massacrados psicologicamente pela mídia. Pelo seu poder de persuasão.Quem não pode viver de acordo com os padrões de vida social, são considerados anormais.  





   Bucci; Kehl (2004, p.178), estudiosos da videologia, citam que as sociedades burguesas, desde o século XIX, consideram o corpo como  propriedade privada e de responsabilidade individual. Que o corpo vestido das sociedades burguesas representava ascensão, respeito. Representava  ser uma pessoa honesta, confiável. Hoje o corpo “malhado, sarado, siliconado, limita-se a confirmar. Sou um corpo malhado e siliconado”.

       Podemos ver que essa realidade acontece todos os dias no meio da alta sociedade, e até mesmo nas classes sociais média, que para ser considerável uma pessoa de respeito, manter sua fama e se destacar no mundo social, tem que haver mudanças bruscas do corpo, o ser humano se tornou um produto mercadológico. E essa obsessão pelo corpo perfeito tem se tornado uma doença no qual muitas pessoas se destroem não sabendo mais qual sua verdadeira personalidade. temos como exemplos:

O que o poder da mídia pode fazer!





E o psicológico dessas pessoas como ficam?




  O corpo está se constituindo como fonte de sofrimento, de frustraçãoe de insatisfação, e para Fernandes (2005, p.14), na clínica psicanalítica, seencontra presente de forma acentuada a questão corporal. O corpo como“estandarte de um ideal de perfeição que se busca freneticamente alcançar”.




  Este mesmo corpo hoje é “apontado como fonte de frustração esofrimento,constituindo-se como o meio de expressão do mal-estar contemporâneo”


   “o corpo está em alta! Alta cotação, alta produção, alto
investimento...alta frustração. Alvo do ideal de completude e perfeição,veiculado na pós modernidade, o corpo parece de forma privilegiada, por intermédio da valorização da magreza, da boa forma e da saúde perfeita, como estandarte de uma época marcada pela linearidade anestesiada dos ideias".Fernandes (2005).


   Essa busca constante pelo ideal perfeito, nunca terminará, o ser humano nuca estará satisfeito consigo mesmo, é um ser desconhecido em busca da sua real personalidade, satisfação no meio social e da fama, é um mundo obscuro movido pelo poder da mídia, levando o individuo a uma frustração e o fazendo mergulhar no abismo sem fim. Onde o meio mais fácil são as drogas, o alcoolismo e o suicídio. Isso quando não se desencadeia  um transtorno mental. 



   Segundo Apostólico (2006, p.12), a mídia possui “ingredientes que fazem parte do processo de hipnose e sedação produzidas pelas imagens”. A autora coloca que a imagem e gestos são mais facilmente apreendidos pela memória que as narrativas em si inclui a moda como agente doutrinador da massa e entende que atualmente "a construção de um modelo de corpo onde homens e mulheres tenham formas muito semelhantes". E que os corpos que se apresentam nas telenovelas são referenciais para a construção do corpo ideal.



  E a sociedade mesmo não tendo condições financeiras para acompanhar esse modelo de perfeição, se sentem obrigados a seguir, mesmo que não sobre dinheiro para comer, mais a beleza tem que estar em destaques. Pois a influencia é muito grande ao ponto de deixar os telespectadores de mãos amarradas e semi-hipnotizadas. E o Fetichismo é o que toma conta da vida de milhares de pessoas. Como a autora frisou, as telenovelas são meios mais poderosos de influencia para o auto consumismo.




  

  

























Um comentário:

  1. A televisão mostra mulheres bonitas e magras comendo chocolate e sundays, sendo que na verdade, na vida real elas comem apenas pouquissimas calorias e fazem dietas que arriscam a própria saúde. Numa certa novela das seis uma garota até pálida de tão magra tinha como prato preferido massas. Isto é um absurdo. São os poderosos impondo a maneira certa de ser e de pensar impedindo-nos subconscientemente de ter vontade própria de ter alguma individualidade. O texto da Fernanda nascimento não é mentira nem ilusão não minha gente. Ilusão é o que passa nos folhetins. Acorda minha gente!!!!

    ResponderExcluir

Não só comente! Elabore uma grande critica ou opinião favorecedora!

Colmeia: O melhor dos blogs Uêba - Os Melhores Links Uêba - Os Melhores Links
Morgadão Central Blogs ClicMais.net Sua Rede de Links Link Ninja, agregador, conteudo, visitas Fake - O agregador de links mais Original da Net

Buscar

Translator

Hora

Psicologa

Psicologa
Sou Funcionária Pública Federal e Psicóloga Graduada na Faculdade CESMAC, especializada nas áreas Jurídica, Clínica e Escolar. Pós Graduada em Vigilância à Saúde, pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL.
Psicologa online?
Estando verde, clique no ícone para contato com Fernanda!

Visualizações no Blog

Histórico

Observação

Para todos visitantes e membros quero logo avisar que as minhas opiniões estão em vermelho em todas as postagens!

Ops: E para terem uma melhor leitura das postagens cliquem no "Continue lendo" dessas postagens e todo conteúdo será esboçado!

Descubra o que se passa em:

http://www.bispomacedo.com.br

Agregador

LinkLog
Agradeço ao LinkLog pelo grande tráfego de visualizações que me tem concedido!
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...