Serviços Conectados

Rádio

Followers

Link-me

Postagens populares

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
I made this widget at MyFlashFetish.com.

Globalização e suas Influências Psicológica

Postado por Psicologa Fernanda Nascimento segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012



  O que diremos pois de um mundo globalizado,até que ponto isso é positivo para o ser humano?
  É muito bom e importante que os países cresçam e se desenvolvam economicamente e socialmente, mais será que essa tal globalização surte um efeito saudável para nós seres humanos?


   Temos uma tecnologia bastante avançada, hoje podemos falar com pessoas a milhões de distancias, isso é maravilhoso! Os meios de comunicação evoluíram e muito, a industrialização e o comércio externo deu uma disparada, para o capitalismo isso foi extraordinário, principalmente para os países desenvolvidos em prol de pudessem obter novos mercados.
  A Globalização encontra-se no momento o maior sistema capitalista predominante do mundo. Só a tecnologia das novas telecomunicações e da informática foram uma grande alavanca para o progresso da globalização. Fantástico isso! o que poderíamos querer mais? Televisão, aparelho de fax, telefone móvel e fixo, podendo dessa forma ampliar os meios de comunicações entre as empresas de diversos pontos diferentes do globo planetário.
  Estamos enfrentando uma crise muito grande no planeta decorrente dessa tal Globalização, o desemprego tem ocorrido de maneira desenfreada, isso nos países considerados pobre e subdesenvolvido. No caso do Brasil, aparentemente foi uma febre de aceleração do comércio de importações, uma porta aberta para entrada de produtos importados e baratos, para beneficiar o consumidor.
   E por outro lado se pararmos para pensar direitinho, no fim disso tudo o que verdadeiramente a Globalização contribuiu beneficamente para a saúde do planeta e sobre as vidas das pessoas e animais?
   Falar dessa forma parece-me ser um pouco paradoxal, mais que faz um sentido muito lógico. Vamos refletir um pouco sobre todas as maravilhas e benevolências que a globalização nos trouxe, inúmeras, caramba hoje posso dizer que alcancei metade dessas realizações tecnológicas, e psicológicas o que nos trouxe?
   Em primeiro lugar podemos dizer que o maior índice dos casos de depressão no mundo é decorrente do desemprego,baixo estatuto   sócio-econômico, problemas de habitação, homens idosos em condições de isolamentos, mulheres com mais de três filhos  em idade escolar, dentre outros fatores de ordem genética,  stresses sociais e demográficos,  isso sem contar com o índice de suicídio em todo país, e isso é provem do que? 


   O Instituto Nacional de Estatística (INE) não publica taxas de desemprego por concelho (apenas por regiões), mas o Expresso fez as contas a partir dos diferentes números disponíveis para tentar obter uma estimativa que permita avaliar a forma como o flagelo está a afetar as diferentes zonas do país. A partir do número de inscritos nos centros de emprego por concelho em dezembro e da população ativa (determinada com base na população total no final de 2009 e da taxa de atividade da respetiva região divulgada pelo INE para o terceiro trimestre) foi possível chegar a uma estimativa para a taxa de desemprego por concelho. Com esta metodologia, a taxa para o continente é de 9,7%.

  Para que a taxa possa ser comparável com a do Eurostat, que divulga valores mensais, as taxas foram depois ajustadas igualando a do continente a 11% e corrigindo proporcionalmente todas as outras. O objetivo não é tanto ter valores precisos para a taxa de desemprego por concelho, algo que só o INE com a sua metodologia mais rigorosa e mais informação específica consegue calcular, mas apenas ter uma ideia das regiões mais afetadas.

Ler mais



  Rio de Janeiro - O desemprego brasileiro subiu para 5,5 por cento em janeiro, ante 4,7 por cento em dezembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. Ainda assim é o menor nível registrado para janeiro desde o início da série histórica, em março de 2002.

O resultado do mês ficou exatamente em linha com a projeção de economistas ouvidos pela Reuters.
  Em dezembro, o desemprego havia recuado para o menor nível histórico desde o início da série do IBGE. Na média de 2011, a taxa de desemprego ficou em 6 por cento.
O desemprego oficial foi de 6% da população ativa em dezembro de 2011, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que se baseia em dados compilados nas seis maiores regiões metropolitanas do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife).
O Ipea considerou que as medições do IBGE seguem os moldes dos países desenvolvidos, que contabilizam só a população ativa, ou seja, os trabalhadores e desempregados que buscaram emprego nos últimos trinta dias.

  Podemos acompanhar histórias impactantes de décadas atrás sobre o inicio da decadência financeira decorrente do desemprego, e a depressão em evidência, isso não mudou muito nos dias atuais.


   É cômico mais o caso é sério, o que vemos ultimamente com o avanço da tecnologia são robôs substituindo a mão de obra do trabalhador. Em quase toda empresa de grande porte, poucos são os trabalhadores, pois os operadores são máquinas. Isso é bom agiliza e economiza para as empresas e os trabalhadores humanos,vão viver do que?
   Não podemos deixar de ressaltar outros tipos de problemas considerados inanimes em nosso país e em outros mais pobres, que sofrem psicologicamente por causa de doenças e fome. E ainda existe promessas feitas de sustentabilidade será que funciona, num mundo cheio de pobreza, fome, miséria, doenças e outros problemas de ordem social e política? Vamos ver um trecho dessa promessa para 2012!
     


Agenda 2012: Conferência Rio+20 projeta o futuro que queremos

Por James Tulloch

 / Créditos: Reuters


Será esta uma oportunidade que só se apresenta uma vez a cada geração, possibilitando reinventar a sociedade e a economia para proteger pessoas e o planeta? Ou mais uma sessão de falatório que muda pouca coisa? A conferência da ONU Rio+20 sobre desenvolvimento sustentável é o evento que atrairá todas as atenções em 2012.


Pessoas comuns no mundo inteiro estão em busca de um New Deal para o século 21. Fartas dos desmandos financeiros, da corrupção e opressão, da destruição ambiental, pobreza, escassez e desigualdade, elas sabem que manter as tendências atuais não é uma opção em um frágil e superpovoado planeta Terra.

O trabalho da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) no Rio de Janeiro, em junho, é concretizar esse New Deal. O colapso financeiro abalou a confiança do público na situação vigente e abriu uma brecha de oportunidade para explorar novas formas de viver e trabalhar. A ONU, que também declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, quer que as pessoas tenham vez e voz em uma convenção global chamada "O Futuro que Queremos".

“Nosso mundo está enfrentando crises que se interpenetram nas frentes econômica, social e ambiental. O desenvolvimento sustentável propicia um arcabouço estratégico coerente para lidar com essas crises”, escreveu Sha Zukang, secretário-geral da Rio+20, em seu blog no final de 2011. 

O que é desenvolvimento sustentável? É um conceito volátil, mas de modo geral significa fornecer desenvolvimento humano – riqueza, saúde e coesão social – sem degradar ainda mais o ambiente natural.

Esse é um desafio colossal. Populações crescentes e a riqueza cada vez maior aumentarão a demanda por todos os recursos naturais (energia, água, fibras, alimentos) de 30% a 80% em 2030, de acordo com o McKinsey Global Institute. Como podemos atender a essa demanda sem arruinar o planeta?

Fonte !

        E aí o que achou dessa Conferencia? Será que estamos fazendo alguma coisa em prol de salvar o nosso planeta ou vamos continuar correndo atrás da tecnologia e dessa tal globalização, fazendo de conta que nada está acontecendo, e que o mais importante é o crescimento econômico e social do país. Que tal fecharmos os olhos e se afundar junto com as riquezas e as doenças que tem se alastrado por todo mundo? O que acham que o crescimento da Industria e do comercio tem ocasionado no meio ambiente?
   Alguém já ouviu falar do famoso efeito estufa? Ou não sabem que a maioria dos câncer de pele é causado por ele? Precisamos descer um pouco do salto e parar para analisar esses efeitos.
   Sabe o que é esse tal efeito estufa? Ele é ocasionado devido a emissão de gases poluentes, e sabe de onde eles vem? das Industrias! Sabem para onde vão esses gases? Para nossa querida e amada camada de ozônio. E sabem o que acontecem? Um aquecimento do planeta, prejudicando a fauna, clima, vegetação, todo ecossistema, levando destruição total do nosso sistema ambiental.
    Já ouviu falar em Calotas Polares? Pois é são as geleiras, com esse aquecimento aos poucos estão se derretendo e desaparecendo. Sem contar com o desaparecimento de várias espécies de animais e vegetais. 


   


   





Existe maior dano ao Psicológico de alguém ?
Comente!

    




  

0 comentários

Postar um comentário

Não só comente! Elabore uma grande critica ou opinião favorecedora!

Colmeia: O melhor dos blogs Uêba - Os Melhores Links Uêba - Os Melhores Links
Morgadão Central Blogs ClicMais.net Sua Rede de Links Link Ninja, agregador, conteudo, visitas Fake - O agregador de links mais Original da Net

Buscar

Translator

Hora

Psicologa

Psicologa
Sou Funcionária Pública Federal e Psicóloga Graduada na Faculdade CESMAC, especializada nas áreas Jurídica, Clínica e Escolar. Pós Graduada em Vigilância à Saúde, pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL.
Psicologa online?
Estando verde, clique no ícone para contato com Fernanda!

Visualizações no Blog

Histórico

Observação

Para todos visitantes e membros quero logo avisar que as minhas opiniões estão em vermelho em todas as postagens!

Ops: E para terem uma melhor leitura das postagens cliquem no "Continue lendo" dessas postagens e todo conteúdo será esboçado!

Descubra o que se passa em:

http://www.bispomacedo.com.br

Agregador

LinkLog
Agradeço ao LinkLog pelo grande tráfego de visualizações que me tem concedido!
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...