Serviços Conectados

Rádio

Followers

Link-me

Postagens populares

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
I made this widget at MyFlashFetish.com.

Costurar tua Boca Vai te Impedir de Falar?

Postado por Psicologa Fernanda Nascimento terça-feira, 28 de fevereiro de 2012




     Quando falamos em liberdade isso significar ser livre, estar a vontade, ter decisões próprias, poder fazer o que quer da vida,é ter autonomia,atitude própria sem manipulação, e quando se trata de expressão é poder colocar em evidencia seus pensamentos, opiniões, poder aceitar ou não o que as pessoas dizem, então o que na verdade o nosso país impõe sobre nós não condiz com este sinônimo de liberdade.
 
    
    Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.
   Não se trata de um conceito abstrato. É necessário observar que filósofos como Sartre e Schopenhauer buscam, em seus escritos, atribuir esta qualidade ao ser humano livre. Não se trata de uma separação entre a liberdade e o homem, mas sim de uma sinergia entre ambos para a auto-afirmação do Ego e sua existência. E na equação entre Liberdade e Vontade, observa-se que o querer ser livre torna-se a força-motriz e, paradoxalmente, o instrumento para a liberação do homem,Wikipédia.
     Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.


   A liberdade é o conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, considerado isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei,Wikiquote

   "Na América Latina, a liberdade de expressão consiste no direito ao resmungo em algum rádio ou em jornais de escassa circulação. Os livros não precisam ser proibidos pela polícia: os preços já os proíbem".

   No mundo capitalista que vivemos hoje, fica difícil ter liberdade de expressão, somos obrigados a votar em época eleitoral, alguém já te perguntou se você está afim mesmo de votar? Qual a sua opinião em relação a essa democracia imposta a nós brasileiros? O que é democracia pra você?

     É aceitar as Leis sem te dar o direito de aceitar ou não? Até que ponto somos levados a viver presos a opiniões alheias, onde estar nosso senso empirista? Será que essa tal democracia seria uma semi-escravidão? Em que o país tornou-se livre? Livre de pessoas que abrem demais a sua boca? Que não tem uma educação adequada para abrir os olhos e poder ser crítico nas horas necessárias, que não tem segurança e morre a cada dia para não poder falar a verdade sobre as injustiças? 


   A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada. Suapesquisa.com


   Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentaristarepublicano ou monárquico.Wikipédia



    Liberdade de Expressão para Filosofia e Outros Pensadores





   “Ninguém luta contra a liberdade; no máximo, luta-se contra a liberdade dos outros. Por isso, todos os tipos de liberdade existiram sempre, às vezes como uma prerrogativa particular, outras como um direito geral”, Karl Marx.
    Isso é um fato, no país em que vivemos, a maioria das pessoas são manipuladas e influenciadas a estar em baixo da servidão, e não tem coragem de sair do canto para lutar pelos seus ideais, ficam presas a uma única verdade, e não lutam por suas idéias, ficando a merce dos outros.

    

 “… Liberdade, essa palavra

que o sonho humano alimenta

que não há ninguém que explique

e ninguém que não entenda…”

(Cecília Meireles)

   
     Para essa grande escritora a liberdade passa a ser apenas um sonho, que pena, se o ser humano realmente pudesse sonhar com a liberdade, talvez não estaria preso a uma ilusão.E entender a liberdade se torna um pouco complexo, pois o que para uns viver em função do outro pode ser uma liberdade, para outros isso seria uma eterna prisão. O casamento por exemplo, para uns liberdade, para outros prisão.



  
   "O excesso de liberdade só pode converter-se em excesso de servidão, tanto para um indivíduo em particular como para um Estado".
   A velhice é um estado de repouso e de liberdade no que respeita aos sentidos. Quando a violência das paixões se relaxa e o seu ardor arrefece, ficamos libertos de uma multidão de furiosos tiranos. Platão.

     
   Para este grande filósofo é melhor não se exceder na liberdade, para não buscar a sua própria prisão , pois para tudo há um limite, isso em sua vida particular, e como  cidadão perante a sociedade.
       
   Será que a velhice é o melhor remédio para encontrar libertação? Para nosso grande filósofo, a velhice é uma forma de chegar perto dessa liberdade, pois o ser humano se encontra em processos que o leva a debilidade física e mental, e assim suas forças se tornam pequenas para lutar contra as forças inimigas, no qual Platão se referia aos Tiranos.
        
      

   "Minha memória mais latente da infância é sobre ter a liberdade de decidir qual caminho seguir na vida e contar com o apoio dos meus pais",Michael Schumacher.


     Para esse pensador, ter decisão própria de suas escolhas e encontrar apoio familiar, é sinônimo de liberdade.
                              
 Liberdade de Expressão e seu Limite





A advogada e ex-Juíza do TRE/RS, Lizete Andreis Sebben, publicou um artigo na internet onde faz referência aos limites da liberdade de expressão. Veja abaixo alguns trechos, que nos permite uma boa reflexão a respeito:

      O tema é extremamente atual e enseja reflexões, em especial o aparente conflito entre a garantia constitucional das liberdades em geral, já que a liberdade de expressão é essencial num Estado Democrático de Direito, integrando, inclusive, o rol dos direitos fundamentais da Lei Maior, e, em contraponto, o limitador dessas liberdades.

   Os próprios termos da Constituição Federal, que prevê, expressamente, direitos e garantias fundamentais a serem observados (art. 5º) e, ainda, a liberdade de manifestação do pensamento, da criação, expressão e informação (art. 220) e suas limitações. Prevalece, hoje, a liberdade de expressão, mas com responsabilidade por eventuais abusos.

   Na atualidade, onde o analógico passou ao digital e a comunicação virtual é real, com a agilidade respectiva e os portais de mídias interativas – blogs, orkut, facebook, twiter, ipad, tablets, dentre tantos outros, há que se repensar o conceito de comunicação e o de liberdade, inclusive no que tange a sua limitação. Por: 
 MAYKON OLIVEIRA

       



Um comentário:

  1. Perfeito ! Parabéns, é um belíssimo artigo ! Espero um dia ter o potencial para desenvolver tais textos e "saber usar bem as palavras".. ussauhsuahs Abraços Ana !

    ResponderExcluir

Não só comente! Elabore uma grande critica ou opinião favorecedora!

Buscar

Translator

Hora

Psicologa

Psicologa
Sou Funcionária Pública Federal e Psicóloga Graduada na Faculdade CESMAC, especializada nas áreas Jurídica, Clínica e Escolar. Pós Graduada em Vigilância à Saúde, pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL.
Psicologa online?
Estando verde, clique no ícone para contato com Fernanda!

Visualizações no Blog

Histórico

Observação

Para todos visitantes e membros quero logo avisar que as minhas opiniões estão em vermelho em todas as postagens!

Ops: E para terem uma melhor leitura das postagens cliquem no "Continue lendo" dessas postagens e todo conteúdo será esboçado!

Descubra o que se passa em:

http://www.bispomacedo.com.br

Agregador

LinkLog
Agradeço ao LinkLog pelo grande tráfego de visualizações que me tem concedido!
Ocorreu um erro neste gadget
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...