Serviços Conectados

Rádio

Followers

Link-me

Postagens populares

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
I made this widget at MyFlashFetish.com.

Religiosidade e a Passividade da Vida!

Postado por Psicologa Fernanda Nascimento terça-feira, 28 de fevereiro de 2012



O que fazer diante dos problemas?

   Estamos vivendo em um mundo atualmente onde a miséria, a pobreza, as doenças e a violência, tem se alastrado por toda parte. A crise econômica tem levado ao desemprego, fome e morte de muitas pessoas, ha guerra por todo lado, sem falar nos problemas de ordem ambiental, que tem assolado em nosso planeta destruindo milhares de cidades.E a crença tem se multiplicado a cada dia, milhões de pessoas em todo mundo buscam uma solução desesperadora na Religião, com a intenção de minimizar tais catástrofes.E não sabem diferenciar atitude, fé e passividade. 
 
    
    O que seria Fé?


    Segundo a Bíblia em Hebreus 11 é o firme fundamento das coisas que não existe e a certeza das coisas que se esperam.


    
    Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia[1] ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão.
    A  acompanha absoluta abstinência à dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e lógica conceitual. Ou seja, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo. A expressão se relaciona semanticamente com os verbos crer, acreditar, confiar eapostar, embora estes três últimos não necessariamente exprimam o sentimento de fé, posto que podem embutir dúvida parcial como reconhecimento de um possível engano. A relação da  com os outros verbos, consiste em nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor, por uma hipótese a qual se acredita, ou confia, ou aposta ser verdade.[2] Portanto uma pessoa que acredita, confia, ou aposta em algo, não significa necessariamente que ela tenha fé.
   
   Georg Walther Groddeck nasceu na cidade alemã de Bad Kösen em 1966, ou seja, dez anos depois de Freud. Tornou-se médico por influência do pai que também o era e na faculdade de medicina foi fortemente impactado pela figura de Ernst Schweninger, importante médico da época que propunha a tese de que o verdadeiro agente da cura num tratamento médico não é o profissional de saúde, mas sim o próprio organismo do doente. O médico seria apenas um facilitador, um catalisador das tendências de autocura inerentes ao próprio organismo. Groddeck guardou essa idéia como uma das bases de seu pensamento e de sua prática clínica e chegou a escrever um livro cujo título era precisamente o ditado latino que Schweninger utilizava para expressar sua tese: “Natura sanat medicus curat” (“A natureza cura, o médico trata”).


     O que seria atitude?


     Atitude designa em psicologia a disposição ligada ao juízo de determinados objetos da percepção ou da imaginação - ou seja, a tendência de uma pessoa de julgar tais objetos como bons ou ruins, desejáveis ou indesejáveis. A atitude se diferencia da postura pelo maior grau de concretude dos objetos a que se refere - assim, o limite entre esses dois construtos não é claro. Como no caso das posturas, há grande dificuldade na busca de uma classificação abrangente de todas as atitudes possíveis, pois os objetos a que uma atitude se pode referir são muito heterogêneos e concretos,Wikipédia.
    
    Atitude: modo de se portarconduta, Wikcionário.


    Existem problemas que poderá ser resolvidos não apenas através da crença, ou seja, da Religiosidade, procurar a justiça por causa de danos morais e materiais, é uma atitude que se deve ser tomada independente de Religião, votar em políticos menos corruptos, denunciar violência sofrida dentro de casa, no trabalho, na vizinhança, na escola é uma questão de atitude,se faz necessário acionar a justiça.


      O que seria Passividade?




Por: Márcia Homem de Mello - Psicóloga e Psicodramatista 
    
A atividade e passividade, assim como outros termos que se fazem opostos como, masculino e feminino, fálico e castrado e sadismo e masoquismo, podem determinar um tipo de comportamento.



Definem também tipos de metas ou objetivos pulsionais. Um modelo de meta, pode ser o de corresponder a pulsão oral, que será satisfeita com a atividade de sucção.
A passividade de uma meta pode ser observada por exemplo, em indivíduos que desejam ser maltratados (masoquismo) ou ser visto (exibicionista). A fim de se posicionar para obter satisfação, o indivíduo comporta-se assumindo estar a mercê do outro. Toda posição passiva é inseparável do seu oposto.

Ler mais



   Permitir que o tempo passe, sem participar como agente de construção. Ser passivo em relação a idade (tempo). Onde o tempo passa por nós, sem rebecer nossa marca.
Uma pessoa vive as faixas da infância, juventude, maturidade e velhice sem permitir que os outros construam nela e ela por sua vez nada faz que acrescenta a alguém. Dicionário Informal

    
        
     Nos dias de hoje podemos ver o quanto as pessoas se tornam passivas diante das situações, por medo, por influência da religião, que muita das vezes embute um pensamento de que tais problemas, são provações de Deus. Algumas denominações religiosas, usam do poder de seu discurso  para tentar enganar as pessoas levando-as crer que devem viver na miséria e na pobreza, e assim aceitar sua condição de vida, para obter a salvação.
     
     Será que Deus o criador quer que as pessoas vivam em Miséria e Pobreza? 




                    Entrando no meio Religioso

Passagens Bíblicas:  

    Mateus 6.33-Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua Justiça,  e todas outras coisas vos serão acrescentadas.

    Por que muita gente vive na miséria? Porque em vez de usar a sua Fé, aceitam vãs doutrinas que pregam o conformismo religioso.

    Filipenses 4.13- Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
    
   Para que andar triste e abatido com a situação?
    
    Filipenses 4.19- O meu Deus segundo a sua riqueza em glória por Cristo Jesus, há de suprir todas minhas necessidades.

   Como posso aceitar a viver em pobreza, se existe um Deus rico?


       Romanos 12:3- A medida da fé que Deus repartiu a cada um“.
   
   Então para que viver aceitando as coisas se podemos usar a Fé recebida?
    
       Salmo 27:1 e Daniel 11:32- "o Senhor é a fortaleza da minha vida”; o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo“.  
   
   Por que existem pessoas passivas que aceitam tudo, e não crer no Deus que pode ser sua sustentação em todas as aflições? Porque 
 os ensinamentos de hoje é ditado para o conformismo religioso.
    
    Hebreus 13.6- E assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.

    Por que isso não está acontecendo em sua vida e se sente só? Em que Deus você está crendo? No homem que prega vãs doutrinas e  porque você tem a fé indefinida.

    Jó 42.12- "Assim abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro. Jó veio a ter quatorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas";
     
     Esta é uma prova de que Deus não quer ninguém na miséria!
    

          Números 6.24O Senhor te abençoe e te guarde.

            Tem pessoas que vive dentro da igreja e não tem conhecimento sobre isso, se desespera com tudo, e não consegue ser abençoado, onde está a fé em Deus?
     
   Deuteronômio 28.1,2; 12b- Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus:
          Porém tu não tomarás emprestado.
          

     São muitas promessas Bíblicas ao povo cristão, o realizar dessas promessas depende de cada um em sua forma de crer, de sua Fé e sua obediência a Deus!

       

       Josué   1.8 Não te aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás  prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
           Não é preciso mágica para receber prosperidade, basta seguir as instruções da palavra de Deus.

   
    Neemias   2.20b - ... O Deus do céu é que nos fará prosperar...
   
   E ainda hoje não entendo como vivem pregando a miséria por aí!


   Salmo 112.3Prosperidade e riqueza haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.

   Quem falou é fiel para cumprir, é necessário crer!


Fonte    
“Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida”.
Sócrates

    



    SE CONCORDAMOS COM ESTA afirmação, atribuída a Sócrates, filósofo grego, colocamo-nos ao seu lado a respeito do perigo de uma vida que não se examina. A reflexão deste capítulo tem por objetivo fazer justamente isso: propor um exame de nossa forma de pensar. Estamos pensando e agindo de forma verdadeiramente cristã ou de acordo com padrões, normas e tradições que adotamos de forma acrítica? 


     Bertrand Russel, um ateu confesso, autor de Porque Não Sou Cristão, não se equivocou quando disse, já no final da sua vida:
Os cristãos, na sua maioria, preferem morrer a se dar à reflexão e ao pensar. Na verdade é isso que eles acabam fazendo, isto é, morrendo.²  


                       


0 comentários

Postar um comentário

Não só comente! Elabore uma grande critica ou opinião favorecedora!

Buscar

Translator

Hora

Psicologa

Psicologa
Sou Funcionária Pública Federal e Psicóloga Graduada na Faculdade CESMAC, especializada nas áreas Jurídica, Clínica e Escolar. Pós Graduada em Vigilância à Saúde, pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL.
Psicologa online?
Estando verde, clique no ícone para contato com Fernanda!

Visualizações no Blog

Histórico

Observação

Para todos visitantes e membros quero logo avisar que as minhas opiniões estão em vermelho em todas as postagens!

Ops: E para terem uma melhor leitura das postagens cliquem no "Continue lendo" dessas postagens e todo conteúdo será esboçado!

Descubra o que se passa em:

http://www.bispomacedo.com.br

Agregador

LinkLog
Agradeço ao LinkLog pelo grande tráfego de visualizações que me tem concedido!
Ocorreu um erro neste gadget
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...