Você tem algum problema de saúde que não foi detectada através de exames?
Existem doenças que não tem causas patológicas, mais sim de ordem psicológica, muitas pessoas sofrem de dor de cabeça, dor de coluna, dores no corpo, dores abdominais, e principalmente doenças cardiovasculares, e por trás desses problemas de saúde, a um fator responsável por tudo isso, são as chamadas Doenças Psicossomáticas.
As doenças Psicossomáticas por de origem psicológicas causam grande sofrimento as pessoas, devido não saber a causa ou origem de tais doenças físicas.Por serem acompanhadas por médicos e não encontrando resultados, ficam angustiadas e desesperadas, principalmente quando os médicos relatam ser de origem psicológica. O que fazer diante de tais problemáticas?
Quem está doente, necessita de uma solução para seu problema, como saber se a dor de cabeça que está sentindo é patológico ou psicológico?
Primeiro quando na medicina não se encontra resultados através de exames que comprovem ou justifique tal doença, ou dor, deve-se investigar as causas psicológicas, ou seja, o que está por trás desta dor.
Isso poderá ser avaliado por um Psicoterapeuta, buscando investigar as causas primeiras de toda sua história de vida.E trabalhar em cima do foco principal, para que você possa se livrar de todo sofrimento psíquico.
Vejamos mais sobre o assunto
As doenças psicossomáticas podem exercer ação na saúde do corpo de maneira intensa.
O corpo possui suas próprias defesas, ou seja, ele manifesta, coloca para fora as emoções que às vezes a pessoa tenta esconder por meio de tremor, dores de barriga, gestos e travamento de dentes.
Perspectivas de interpretação/ intervenção e patologias
Apesar da história e da lógica de muitas das referidas contribuições, literalmente e redutivamente, alguns profissionais de saúde ainda especulam sobre uma única causa orgânica, ou fazem a distinção entre as doenças psicossomáticas e outras atribuídas à uma multiplicidade de fatores predominantemente orgânicos, sejam de causas genéticas, acidentais, ambientais e, neste caso limitam as manifestações psicossomáticas exclusivamente às alterações com causas de origem psicológicas. A hipocondria e a pseudociese por exemplo teriam origem exclusivamente psíquica ou ainda as neurose vegetativas ou orgânicas (organo-neuroses), sejam elas respostas fisiológicas exageradas que acompanham os estados de tensão emocional ou como na concepção de Sándor Ferenczi (1873-1933) se originando na "incapacidade" de simbolização de conflitos através de sonhos e fantasias. [5]. Entre as apuradas observações de Ferenczi não se pode deixar de citar a identificação do que denominou de pato-neuroses ou perpetuações de sintomas mesmo após a cessação da causa física.
Na visão junguiana ou da psicologia integral, todo sintoma é psicossomático e pode ser um meio para que o processo do autoconhecimento possa acontecer [carece de fontes]. Entre outras possibilidades de interpretação de conflito postuladas pela corrente psicanalítica, que poderiam ser citadas, incluem-se as dificuldades de dar (expelir) e reter (absorver) explicitadas por Alexander (Alexander e Selesnick o.c.) nas doenças gastrointestinais; as concepções de que a mente, por não conseguir resolver ou conviver com um determinado conflito emocional, passa a produzir mecanismos de defesa com o propósito de deslocar a dificuldade e/ou "ameaça" psíquica para o corpo, chegando mesmo a indução de mutações físicas, oriundas do afeto doloroso. [carece de fontes] e os fatores associados à depressão inicialmente interpretadas por Freud como associas à perda do objeto amado e ao luto. [6]
Segundo Mello Filho (2005 o.c.) a expressão doença psicossomática foi utilizada inicialmente para referir-se apenas a certas doenças como a úlcera péptica, asma brônquica, hipertensão arterial e colite ulcerativa onde as correlações psicofísicas eram muito nítidas posteriormente foi-se percebendo que tal concepção é potencialmente válida para todas as doenças.
Apesar dessa possível generalização já imaginada por Freud quando fez a recomendação que todo médico além de sua especialidade deveria ser treinado em psicanálise, o conceito de doença psicossomática persiste face à evidente relação de algumas patologias com fatores emocionais ou psicológicos como por Artrite;
- Asma; Rinite;
- Enxaqueca
- Gastrite; Úlcera;
- Infecções da Helicobacter pylori;
- Obstipação / Colite ulcerosa
- Impotência e outras disfunções sexuais;
- Hipertensão arterial;
- Fibromialgia
Adoro esse tipo de assunto!
ResponderExcluirbjs,Fernanda!Tô seguindo seu blog!!!
Obrigada, fico feliz por estar gostando de minhas matérias, fica a vontade, é sempre um prazer receber pessoas como você em meu blog, um abraço!
Excluir