Serviços Conectados

Rádio

Followers

Link-me

Postagens populares

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
I made this widget at MyFlashFetish.com.

Reações de um Piromaníaco !

Postado por Psicologa Fernanda Nascimento sábado, 17 de março de 2012

 

O que é Piromania?

    São indivíduos que tem mania e prazer em lançar fogo e queimar tudo, gostam com isso chamar atenção.É um tipo de transtorno mental, e o leva a ter interesse pelo fogo.Geralmente essas pessoas gostam de ter conhecimento pela área do Corpo de Bombeiro,sua preferencia é tocar fogo em casas, objetos, e principalmente em empresas.
   Geralmente os Piromaníacos tem intensão de atear fogo nas coisas, para se ter o diagnóstico, se faz necessário que outros tipos de transtornos sejam descartados,para isso existe critérios a ser investigados e analisados.
    
     Para detectar o individuo com esse transtorno, é importante observar a sua euforia pelo fogo, isso ocorre antes da prática,o Piromaníaco fica excitado, demonstrando uma fascinação muito grande pelo fogo. Durante o incêndio, deve-se verificar se foi acidentalmente, por motivos de revolta, ou satisfação e prazer e busca de gratificação.

   Essa fase pode diminuir, porém a predisposição estará sempre presente, é comum esses indivíduos serem pegos por bombeiros ou oficial de justiça, pois não aceitam tratamento médico.

    Não há uma afirmativa precisa quanto ao tratamento, sabe-se que existe um tratamento medicamentoso, no qual não resolve ou diminui o problema, há também um acompanhamento com Psicanalista e psicoterapia, porém os resultados não são satisfatórios.


Entendendo mais


A característica essencial da Piromania é a presença de múltiplos episódios de provocação deliberada e proposital de incêndios (Critério A). Os indivíduos com este transtorno experimentam tensão ou excitação afetiva antes de provocarem um incêndio (Critério B). Existe uma fascinação, interesse, curiosidade ou atração pelo fogo e seus contextos situacionais (por ex., parafernália, usos, conseqüências) (Critério C).

Os indivíduos com este transtorno reqüentemente são "espectadores" regulares de incêndios em seus arredores, podem acionar alarmes falsos e extraem prazer a partir de instituições, equipamentos e pessoal associados com incêndios. Eles podem passar algum tempo junto ao corpo de bombeiros, provocar incêndios para afiliar-se ao corpo de bombeiros ou até mesmo tornar-se bombeiros. 

Os indivíduos com este transtorno experimentam prazer, satisfação ou liberação de tensão ao provocarem incêndios, testemunharem seus efeitos ou participarem de seu combate (Critério D). O comportamento incendiário não ocorre visando a obter ganhos monetários, expressar uma ideologia sócio-política, encobrir uma atividade criminosa, expressar raiva ou vingança, melhorar as próprias condições de vida ou em resposta a um delírio ou uma alucinação (Critério E). A provocação de incêndios não decorre de um prejuízo no julgamento (por ex., na demência, no Retardo Mental ou na Intoxicação com Substância). 

O diagnóstico não é feito se o comportamento incendiário é melhor explicado por Transtorno da Conduta, Episódio Maníaco ou Transtorno da Personalidade Anti-Social (Critério F).

Características e Transtornos AssociadosOs indivíduos com Piromania podem realizar consideráveis preparativos antes de iniciarem um incêndio. Eles podem ser indiferentes às conseqüências do fogo para a vida ou a propriedade, ou então obter satisfação com os danos materiais resultantes. 

O comportamento incendiário pode ocasionar danos materiais, conseqüências legais, ferimentos ou morte do incendiário ou de outras pessoas.

Características Específicas à Idade e ao GêneroEmbora o comportamento incendiário seja um problema importante em crianças e adolescentes (mais de 40% dos detidos por provocação de incêndios nos Estados Unidos têm menos de 18 anos), a Piromania parece ser rara na infância. 

O comportamento incendiário infantil geralmente está associado com Transtorno da Conduta, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade ou Transtorno de Ajustamento. A Piromania ocorre com maior freqüência em homens, especialmente naqueles com habilidades sociais mais deficientes e dificuldades de aprendizagem.

Prevalência
Piromania aparentemente é rara.

Curso
Os dados existentes são insuficientes para se estabelecer uma idade típica de início para a Piromania. O relacionamento entre o comportamento incendiário na infância e a Piromania na idade adulta não foi documentado. 

Em indivíduos com Piromania, os incidentes de comportamento incendiário são episódicos, podendo ter uma freqüência variável com o tempo. O curso longitudinal é desconhecido. Ler Mais



   


2 comentários:

  1. Fernanda ,
    Nunca tinha ouvido falar nesse tipo de transtorno .
    Isso deve explicar talvez individuos que até poe fogo em mendigos
    e indios na rua . É portanto muito perigoso .

    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade caro leitor, acredito que pessoas com esse transtorno é capaz de atear fogo em tudo que ver pela frente, é muito perigoso mesmo, e o mais triste é que ainda não existe tratamentos específicos que possa amenizar a situação, mais a ciência tem avançado muito, chegaremos lá, é só ficar de alerta quanto aos acontecimentos parecidos e tomar devidas providencias.

      Excluir

Não só comente! Elabore uma grande critica ou opinião favorecedora!

Buscar

Translator

Hora

Psicologa

Psicologa
Sou Funcionária Pública Federal e Psicóloga Graduada na Faculdade CESMAC, especializada nas áreas Jurídica, Clínica e Escolar. Pós Graduada em Vigilância à Saúde, pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL.
Psicologa online?
Estando verde, clique no ícone para contato com Fernanda!

Visualizações no Blog

Histórico

Observação

Para todos visitantes e membros quero logo avisar que as minhas opiniões estão em vermelho em todas as postagens!

Ops: E para terem uma melhor leitura das postagens cliquem no "Continue lendo" dessas postagens e todo conteúdo será esboçado!

Descubra o que se passa em:

http://www.bispomacedo.com.br

Agregador

LinkLog
Agradeço ao LinkLog pelo grande tráfego de visualizações que me tem concedido!
Ocorreu um erro neste gadget
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...