Serviços Conectados

Rádio

Followers

Link-me

Postagens populares

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
I made this widget at MyFlashFetish.com.

Traçando Metas

Postado por Psicologa Fernanda Nascimento sábado, 17 de março de 2012

Se você tem perspectiva de vida pode traçar metas

O que seria metas?
     

      São passos e objetivos a seguir, são projetos a conquistar, são sonhos a realizar, e para isso preciso me organizar, planejar para que tudo ocorra de forma precisa.

     A grande maioria das pessoas que desiste de um objetivo o faz por não alicerçar sua trajetória em metas pré-definidas. Para atingir um objetivo, além de traçar metas coerentes, temos que embasá-lo em uma razão nítida. 

   Todo objetivo deve ser justificado em uma razão de existir. Pense sobre o motivo de você querer mais dinheiro, por exemplo. Se não tiver uma razão específica, seu objetivo de ter mais dinheiro não está solidamente fundamentado e não vai impulsionar as forças capazes de auxiliá-lo no processo criativo. Sem razão, não há emoção e, sem sentimento não haverá energia para persistir e persistir até vencer. 

  Os objetivos focalizam nossos esforços. Toda pessoa e toda organização têm recursos limitados, que podem ser utilizados para alcançar vários objetivos. Ao selecionar apenas um objetivo ou um conjunto de objetivos relacionados, comprometemo-nos com a forma através da qual usaremos os nossos recursos escassos e começamos a estabelecer prioridades. Isso é especialmente importante para uma organização, que precisa coordenar as ações de muitos indivíduos.

   Para todos os acontecimentos importantes na vida de qualquer pessoa existe um documento escrito. O dia do seu nascimento foi muito importante e tem o registro para confirmar à chegada ao mundo. O casamento, outra data importante e inesquecível, está registrada. A data da compra do seu carro também foi importante e você tem documento. O seu imóvel tem uma escritura. O dia da sua admissão na empresa em que trabalha também foi uma data marcante e está no contrato de trabalho. Enfim, até para a morte existe o atestado de óbito que confirma a nossa partida deste mundo. Diante dessa constatação seu planejamento de vida para este ano tem de estar registrado também, porque tudo que é importante tem que ter um registro. 
         
  

 WebArtigos.com - Publicar Artigos | Divulgar Textos | Artigos e Monografias

                                      Metas E Objetivos



Quem precisa de metas afinal? Por que ter metas?

Poderíamos responder a estas perguntas apenas com uma frase clássica:

Se não sei onde quero chegar, qualquer caminho é um caminho válido .
É isso mesmo. Quando não se tem uma definição clara das metas de um negócio tanto a longo como a curto prazo, de nada adianta fazer-se um planejamento estratégico, por mais completo que seja, pois qualquer caminho é idêntico.

Então, a principal razão de se escrever as metas e objetivos do negócio é procurar adequar e orientar o caminho a ser seguido para que a empresa esteja cumprindo sua missão em direção à sua visão.

O objetivo é um ponto concreto que se quer atingir, devendo ter parâmetros numéricos e datas a serem alcançadas, de modo geral: Ressalta-se que a meta é uma segmentação do objetivo, em que o aspecto quantitativo tem uma importância maior, ou seja, é mais preciso em valor e em data, pois é mais próximo que o objetivo.

Por exemplo, caso o objetivo seja chegar ao peso ideal em um ano (valor e prazo aproximados), uma das metas pode ser perder três quilos até o final do próximo mês (valor e prazos precisos, caminhando para o objetivo).

Quando todas as suas metas são alcançadas a missão da empresa está atendida.
Enquanto a missão da empresa descreve o que ela é, as suas metas são a forma de conduzi-la em direção à sua visão.

A seguir, algumas características ou atributos que podem estar presentes nas metas de algumas instituições:

ü Objetivos econômicos financeiros;

ü São mensuráveis e específicas;

ü Estão atreladas à missão e visão da empresa;

ü Focam resultados;

ü São desafiantes, porém realistas;

ü São controláveis;

ü Tem tempo limitado;

ü São estratégicas;

ü Foca no crescimento do negócio.

Pode-se definir as metas de uma empresa com frases como tornar-se líder de mercado ou fornecer alternativas de baixo custo . Exemplos de metas financeiras são: atingir o ponto de equilíbrio por empresa em agosto de 2010 ou Obter o retorno sobre determinado investimento numa empresa em 24 meses .

Metas são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. Para atingir suas metas, a empresa deve estar disposta a comprometer os recursos dinheiro e pessoas, necessários para alcançar os resultados almejados. As metas definidas para a empresa devem ditar as opções de negócio, orientando o processo decisório em toda a organização.
As metas devem criar um elo indissolúvel entre as ações da empresa e sua missão.
A simples definição de uma meta genérica para a empresa não é tudo. É preciso que cada meta seja acompanhada de uma série de objetivos; declarações operacionais que especificam exatamente o que deve ser feito para se alcançar à meta.

Objetivos são declarações específicas que se relacionam diretamente a uma determinada meta, fornecem detalhes do que deve ser feito e quando. Geralmente são associados a números e datas.
Dessa forma, é fácil de se determinar se um objetivo foi alcançado. Não existem objetivos isolados.
A seguir, encontram-se algumas diretrizes que podem ser seguidas para a definição de metas:




ü Determine quem participará da definição de metas de sua empresa;

Como as metas são o centro do negócio da sua empresa, este grupo deve incluir os responsáveis por todas as suas principais atividades.

ü Desenvolva um procedimento para monitorar as metas de sua empresa regularmente, revisando e reformulando essas metas à medida que as circunstâncias externas ou internas se modificarem;

ü Crie metas individuais que esclareçam as atividades de sua empresa sem restringir a flexibilidade e a criatividade;

ü Certifique-se de que as metas de sua empresa, em conjunto, constituem um projeto eficaz para alcançar suas abrangentes intenções;

ü As metas declaradas por sua empresa devem ter estreita ligação com a missão da empresa;

ü Use as metas para comunicar as intenções a todos, dentro e fora da empresa.

Diretrizes para a definição de objetivos:

ü Determine quem definirá os objetivos de negócio de sua empresa. Os objetivos indicam o que deve ser feito e quando e devem contar com a participação de todos os funcionários;

ü Desenvolva um sistema para definição, revisão e administração dos objetivos em toda a empresa;

ü Certifique-se de que os objetivos podem ser alcançados e verificados incluindo valores e datas quando conveniente;

ü Crie objetivos de negócios claramente associados às metas mais abrangentes da empresa;

ü Garanta que os objetivos de sua empresa, em conjunto, propiciem o uso eficiente de recursos dinheiro e pessoas em busca de intenções mais abrangentes;

ü Considere o uso de um método formal, como a administração por objetivos, para envolver todos os funcionários de sua empresa no processo contínuo de definição, revisão e cumprimento dos objetivos da empresa.

Muitos não planejam para não se sentirem responsáveis pelas metas.












0 comentários

Postar um comentário

Não só comente! Elabore uma grande critica ou opinião favorecedora!

Buscar

Translator

Hora

Psicologa

Psicologa
Sou Funcionária Pública Federal e Psicóloga Graduada na Faculdade CESMAC, especializada nas áreas Jurídica, Clínica e Escolar. Pós Graduada em Vigilância à Saúde, pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL.
Psicologa online?
Estando verde, clique no ícone para contato com Fernanda!

Visualizações no Blog

Histórico

Observação

Para todos visitantes e membros quero logo avisar que as minhas opiniões estão em vermelho em todas as postagens!

Ops: E para terem uma melhor leitura das postagens cliquem no "Continue lendo" dessas postagens e todo conteúdo será esboçado!

Descubra o que se passa em:

http://www.bispomacedo.com.br

Agregador

LinkLog
Agradeço ao LinkLog pelo grande tráfego de visualizações que me tem concedido!
Ocorreu um erro neste gadget
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...