Serviços Conectados

Rádio

Followers

Link-me

Postagens populares

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
I made this widget at MyFlashFetish.com.

Promover para Prevenir

Postado por Psicologa Fernanda Nascimento quarta-feira, 11 de abril de 2012



Promover para Prevenir o Câncer de Mama

   O Câncer é uma doença que não avisa quando irá aparecer, por isso é necessário a prevenção, e isso não gasta dinheiro e nem tempo, se faz para minimizar riscos, não importa o lugar, o importante é fazer o toque nas mamas a cada 3 meses, e observar se há alterações do tamanho, se há presença de caroços, ou escorrimento de líquidos pela auréola mamaria.


    A IMPORTÂNCIA DO AUTOEXAME PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE: 







   Câncer é um conjunto de sinais e sintomas caracterizados pelo aumento desordenado das células, podendo ser percebido através de caroços, manchas avermelhadas, líquidos viçosos, manchas pretas, ou esbranquiçadas e ferimentos que não saram.



Artigo

Corrida de Prevenção do Câncer de Mama  - Corrida 5 Km - Corrida 10 Km - Caminhada.
O evento aconteceu no dia 18 de setembro de 2011, com LARGADA e CHEGADA no SESC FAIÇALVILLE.
Realização: Sport&Tracks
Co-Realização: APCAM - Associação dos Portadores de Câncer de Mama do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás e SESC - Serviço Social do Comércio.
APRESENTAÇÃO
Este projeto tem como foco principal, promover a Prevenção da Doença Câncer de Mama através da Corrida de Rua e Caminhada.
A iniciativa do evento é da APCAM - Associação dos Portadores de Câncer de Mama do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, bem como em ação conjunto com o Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás e da Liga da Mama da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.
A APCAM é uma associação que objetiva o auxílio aos portadores de câncer de mama, no combate a referida doença, quer fornecendo-lhes exames laboratoriais, quimioterapia, medicação e próteses convenientes.
A corrida de rua é um esporte que além de se caracterizar como lazer, vem agregando várias causas como cultura, cidadania, saúde etc. Nos últimos anos a ocorrência tem aumentado significativamente, ganhando novos adeptos de faixas etárias variadas. À primeira vista esse esporte pode representar união, força e movimentação social em prol de interesses comunitários. Por natureza parece retratar, intrinsecamente, a busca e a inquietação enquanto se ganha saúde.
A “Corrida Sport&Tracks de Prevenção do Câncer de Mama ” pretende contar com a inscrição de 700 participantes, dentre eles haverá um pelotão formado pelos ex-portadores da doença. Pacientes que enfrentaram quimioterapia, radioterapia e todos os efeitos colaterais e desconfortos da doença, mas foram curadas tornando-se os verdadeiros campeões desta corrida.”
A Associação dos Portadores de Câncer de Mama do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás,foi fundada em 22/03/96, quando foi sentida a necessidade de agrupar as pacientes e familiares para que, juntos pudessem compartilhar das vivências comuns e através da organização, as reivindicações alcançassem força e aumentasse o número de conquistas.
É objetivo da APCAM auxiliar os portadores de câncer de mama, no combate a referida doença, quer fornecendo-lhes exames laboratoriais, quimioterapia, medicação e próteses convenientes. Contamos com 106 associados.
Desde a data de sua fundação, a associação vem buscando atingir seu objetivo; para tanto construímos nossa sede (própria) provisória, em espaço cedido pelo HC, recebendo várias doações da comunidade. Repassamos cestas básicas provenientes da Secretaria da Solidariedade; cinco (5) encaminhamentos para a Faculdade aberta da 3ª idade em parceria com a Prefeitura Municipal de Goiás. Pagamentos de exames que não são realizados no Hospital das Clínica. 50 próteses externas mamarias, perucas, transporte (ambulância) para as pacientes com dificuldades de deambular; empréstimo de material médico hospitalar, como cama, colchão d água.Vale transporte, 100 passes, mês , doação do SETRANSP, Cadeira de rodas. Convênio com a Casa do Interior de Goiás, através da OVG,para acomodação de pacientes provenientes do interior.
O Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas – HC/ UFG é um centro de pesquisa composto por uma equipe multidisciplinar todos colaboradores ou pesquisadores, envolvendo médicos, enfermeiros, psicólogos, servidores sociais, acadêmicos de diversas áreas de saúde e coordenadora de pesquisa. Constituem nossas principais iniciativas programas e projetos em pesquisa clínica relacionados a doença da mama, incluindo doenças benignas da mama, prevenção primária do câncer de mama, rastreamento, tratamento oncológico e cirúrgico, além de reabilitação.
As atividades desenvolvidas no nosso centro incluem atendimento ambulatorial de pacientes encaminhadas de serviços primários, ambulatórios especializados de mastalgia, aconselhamento de risco, quimioterapia e endocrinoterapia sistêmica para o câncer de mama, oncologia clínica, assistência pré e pós-operatório, serviço de diagnóstico anatomo-patológico e diagnóstico por imagem. A reabilitação também tem sido enfatizada, com trabalhos de visitas domiciliares de apoio e resgate às pacientes, para dar apoio àquelas que estão em tratamento ou seguimento, visando sempre o bem estar da mulher, de forma humanizada e personalizada, além de aumentar a permanência delas nos estudos clínicos.
Nossos resultados têm gerado publicações nacionais e internacionais, ligados à doença da mama. Em conclusão, o Programa de Mastologia está situado em hospital universitário de grande porte com infra-estrutura capaz de suprir todas as necessidades para o desenvolvimento de pesquisas clínicas, extensão universitária e ensino, atendendo em média 100 pacientes portadores de doença da mama por semana, graças a uma equipe de qualidade e apoio financeiro de parceiros. Estes fatores favorecem nosso setor como centro de saúde e pesquisa, demonstrando a vantagem de se trabalhar com equipes multidisciplinares. A possibilidade de fazer pesquisa clínica é o nosso maior desafio e também nosso maior estímulo, visando sempre atender o público alvo e em busca da excelência científica e tecnológica.
Liga da Mama da Faculdade de Medicina é um projeto de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás que objetiva promover, no meio acadêmico, a realização de pesquisas científicas envolvendo epidemiologia, prevenção, diagnóstico e tratamento das diversas doenças mamárias e assuntos relacionados, além da prevenção da doença, e expectativas para o paciente com condições de uma maior qualidade de vida.

Câncer Básico > Tipo De Câncer De Mama – Diferentes Tipos De Câncer De Mama


   Câncer de mama pode começar em diferentes áreas da mama – os tubos, as glândulas de leite, ou em alguns casos, o tecido entre os dois. Nesta seção você pode aprender sobre os diferentes tipos de câncer de mama, incluindo os não-invasiva, invasiva, recorrentes e câncer de mama metastático.
    Há vários tipos de Câncer 

  • CDIS – carcinoma ductal in situ
  • LCIS ​​- O carcinoma lobular in situ
  • IDC – carcinoma invasivo
  • Subtipos menos comuns de carcinoma invasivo
  • ILC – Carcinoma lobular invasivo
  • A doença de Paget do mamilo
  • Câncer de mama inflamatório
  • Câncer de mama masculino
  • Câncer de mama metastático recorrente e
  Câncer de mama é classificado como ela se espalhou para além das células que revestem os pequenos tubos que levam o leite ao mamilo (dutos).

Não-Invasivo De Câncer De Mama

Não-invasivo de câncer de mama está incluído nos ductos da mama. Isto significa que não se espalhou além do revestimento dos tubos, ou no tecido adiposo ou de mama circundante. Este cancro é também chamado in situ. (Isso significa que ela permaneceu no local onde ela cresceu e não se espalhou).
Alguns médicos dividir cânceres não invasivos em uma das seguintes categorias.
  • Carcinoma lobular in situ: Isto não é realmente câncer. Isso significa que você está células anormais nas glândulas mamárias dos seus seios. E você tem um risco aumentado de desenvolver câncer de mama no futuro.
  • Carcinoma ductal in situ: Este é o câncer que começou nos pequenos tubos que transportam o leite do peito para o mamilo (condutas).
Porque esses cânceres são tão pequenas que você não pode senti-los, eles são normalmente encontrados por acaso durante uma mamografia. Em uma mamografia eles se parecem com pequenas manchas brancas. Essas manchas são realmente pequenas manchas de cálcio.
O número de mulheres são diagnosticadas com este tipo de câncer de mama aumenta. Em 2002, 3.800 mulheres no Reino Unido diagnosticadas com carcinoma ductal in situ. Em 1987 esse número era 2.910. Este é provavelmente porque a maior parte desses cânceres são apanhados na seleção.

Câncer De Mama Invasivo

Câncer de mama invasivo tem quebrado através das paredes dos ductos e espalha-se pelo tecido gorduroso na mama. De lá você pode entrar no linfática ou vasos sanguíneos. Ele pode então se espalhou para outras partes do seu corpo.
Câncer de mama invasivo é classificado com base em quão longe ela se espalhou. Pode-se mencionar:
  • Câncer de mama precoce. Isto significa que o câncer só aparece no peito ou mesmo em alguns dos gânglios linfáticos debaixo do braço. Este tipo de câncer pode ser removido por cirurgia. Também é operado de câncer de mama. É possível que algumas células cancerosas podem ter se espalhado para além da área da mama ou axila, mas não pode ser detectado
  • Câncer de mama localmente avançado. Isto significa que o câncer é maior do que 5 cm (cerca de 2 cm) ou se espalhou para a pele ou na frente do seu peito, ou a ambos sua pele e no peito. Os gânglios linfáticos sob a axila também podem se tornar emaranhado juntos pelo tumor.
  • Câncer de mama metastático (ou avançados). Isto significa que o câncer se espalhou através dos vasos corrente sanguínea ou linfática para outras partes do seu corpo, como ossos, fígado ou pulmões
  • Câncer de mama inflamatório. Esta é uma forma rara e agressiva de câncer que afeta os vasos linfáticos da pele pode bloquear em seu peito. Se este tipo de câncer de mama, sua pele parece acidentado, como casca de laranja. Sua pele também pode ficar quente e olhar vermelho.

A maioria das mulheres com câncer invasivo em um estágio inicial de câncer de mama não se espalhou para além da mama ou nódulos linfáticos próximos.
As duas formas mais comuns de câncer de mama têm o nome de partes da mama onde começar.
  • Carcinoma: começa nas células que revestem os ductos mamários sob o mamilo e aréola. Os canais de fornecer o leite para o mamilo. Entre 85% e 90% de todos os cânceres de mama são ductal. Se o câncer foi o CDIS (carcinoma ductal in situ), é bem incorporado, não-invasivo, e pode ser tratado com muito sucesso. Geralmente removido durante uma mastectomia, se as margens do tumor livre do câncer, acompanhamento do tratamento pode incluir radioterapia. Se o câncer ductal invadiu tecidos próximos (câncer invasivo), depois de uma mastectomia pode ser necessária, e seu médico pode também recomendar quimioterapia.
  • Carcinoma lobular: começa nos lóbulos ou glândulas que produzem leite na mama. Os lobos são mais profundos no tórax, abaixo dos tubos. Aproximadamente 8% dos cânceres de mama são lobular. Se o câncer foi LCIS (carcinoma lobular in situ), o que significa que o câncer é limitado no lobo e não se espalhou. Ele pode ser removido durante uma mastectomia, se as margens do tumor livre do câncer, acompanhamento do tratamento pode incluir radioterapia. Se o cancro lobular se espalhou para tecidos próximos (câncer invasivo), depois de uma mastectomia pode ser necessária, e seu médico pode também recomendar quimioterapia.
O segundo mais comum é um grupo de cânceres de mama que invadem os tecidos circundantes:

Câncer De Mama Invasivo (Infiltrante)

Câncer de mama invasivo ou infiltrativo tem o potencial de se espalhar ao longo do local original do tumor e invadir outras partes do seu peito e corpo. Existem diferentes tipos e subtipos de câncer de mama invasivo.
Esta forma rara de câncer de mama é o nome de sua aparência:
Câncer de mama inflamatório é o menos comum, mas mais agressivo dos cânceres de mama, enquanto que a forma de folhas ou ninhos, em vez de pedaços. Pode começar no tecido mole do peito, logo abaixo da pele, ou ele pode aparecer na pele. Em contraste com o câncer ductal e lobular é o primeiro tratado com quimioterapia e, em seguida, com uma operação. Se detectada precocemente, o câncer de mama inflamatório uma doença administrável e aumento da sobrevida.
Menos comum é o câncer da mama, em homenagem a Sir James Paget, que vi pela primeira vez a relação entre alterações no mamilo e câncer de mama subjacente:
A doença de Paget do mamilo / aréola, muitas vezes se parece com uma erupção cutânea ou pele áspera. Parece que o eczema, e pode coçar. A coceira e sarna (quando raspadas) são sinais de que o câncer pode estar sob a superfície da pele, e para romper. Paget é geralmente tratada com uma mastectomia, porque o câncer caiu em seguida, o mamilo, auréola e os dutos de leite. Embora Sir James fez várias outras doenças que leva seu nome (doença óssea e doenças da vulva) estas condições não estão relacionadas a esta condição da mama.






0 comentários

Postar um comentário

Não só comente! Elabore uma grande critica ou opinião favorecedora!

Colmeia: O melhor dos blogs Uêba - Os Melhores Links Uêba - Os Melhores Links
Morgadão Central Blogs ClicMais.net Sua Rede de Links Link Ninja, agregador, conteudo, visitas Fake - O agregador de links mais Original da Net

Buscar

Translator

Hora

Psicologa

Psicologa
Sou Funcionária Pública Federal e Psicóloga Graduada na Faculdade CESMAC, especializada nas áreas Jurídica, Clínica e Escolar. Pós Graduada em Vigilância à Saúde, pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL.
Psicologa online?
Estando verde, clique no ícone para contato com Fernanda!

Visualizações no Blog

Histórico

Observação

Para todos visitantes e membros quero logo avisar que as minhas opiniões estão em vermelho em todas as postagens!

Ops: E para terem uma melhor leitura das postagens cliquem no "Continue lendo" dessas postagens e todo conteúdo será esboçado!

Descubra o que se passa em:

http://www.bispomacedo.com.br

Agregador

LinkLog
Agradeço ao LinkLog pelo grande tráfego de visualizações que me tem concedido!
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...