14 de Abril Dia do Pan-Americano
Pan-americanismo significa "uma só unidade em toda a América". Pan-americano é o cidadão cujo sonho de nacionalidade é a América unida, sem fronteiras. O termo surgiu durante o período posterior à Segunda Guerra Mundial, embora seu ideal já existisse desde o tempo do colonialismo. O pan-americanismo tinha seus alicerces em dois fatores: geográfico e histórico. O primeiro correspondia à realidade de um grande e recém-explorado continente. O segundo abordava as diferenças existentes
Historicamente, em especial desde o século XIX, vêm sendo levados à frente movimentos em prol do Pan-Americanismo, ideal de integração e solidariedade entre os países do continente americano, defendido inicialmente pelo revolucionário venezuelano Simon Bolívar (1783-1830).
Um dos resultados desse movimento foi a instituição do Dia Pan-Americano, em 14 de abril de 1890, derivado da Primeira Conferência Internacional dos Estados Americanos, realizada naquele ano, em Washington, Estados Unidos. O evento visou a incentivar a união e a cooperação no continente, mas esse objetivo deu-se na vertente do Monroismo, visão norte-americana do Pan-Americanismo. Essa visão divergia do Bolivarismo, voltado ao fortalecimento dos países que haviam sido colonizados pela Espanha, face a uma possível contra-ofensiva espanhola à sua independência.
Conhecer a história dos eventos, documentos e instituições voltados à integração das Américas e o papel do Brasil nesse contexto pode ser um bom ponto de partida para refletir sobre as relações entre os países do continente.
Vamos conhecer mais dessa data importante!
História do Pan
A idéia inicial da realização de um evento que reunisse os países de todo o continente americano surgiu em 1932, durante as Olimpíadas de Los Angeles. Inspirados nos Jogos Centro-Americanos de 1926, um grupo de representantes de países latino-americanos e o Comitê Olímpico Internacional propuseram a criação do Pan.
Em 1940 a idéia saiu do papel e começou a tomar forma. Nesse ano foi realizado o 1º Congresso Esportivo Pan-Americano, em Buenos Aires. Durante o congresso ficou definido que a primeira edição do Pan seria realizada ali mesmo, em Buenos Aires, em 1942. Porém, em virtude do ataque japonês a Pearl Harbour (Havaí), em dezembro de 1941, e da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial, os jogos acabaram não sendo realizados. Com o fim da guerra, a idéia voltou a ser debatida. Durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, foi realizado o 2º Congresso Esportivo Pan-Americano. Decidiu-se então que a competição aconteceria três anos depois, em Buenos Aires.
Foi assim que, finalmente, em 1951, foi realizada a primeira edição do Pan, reunindo 2.513 atletas de 21 países, que disputaram 18 modalidades. Disputando em casa, os argentinos ganharam o maior número de medalhas, ficando com 47% das medalhas de ouro!
Nos últimos 56 anos foram disputadas 15 edições. O número de atletas, países participantes e modalidades disputadas praticamente dobrou. Também é significativo o aumento do interesse e importância dos Jogos em todo o continente.
Fernando Scherer, o Xuxa, grande nome do esporte brasileiro na história do Pan |
Para os atletas então, nem se fala. Para muitos, participar do Pan é o objetivo maior de suas carreiras. Para outros é um salto (sem vara!) para as Olimpíadas!
Veja abaixo um quadro com todas as edições dos Jogos Pan-Americanos.
0 comentários