Serviços Conectados

Rádio

Followers

Link-me

Postagens populares

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
I made this widget at MyFlashFetish.com.

Lágrimas e o Remorso!

Postado por Psicologa Fernanda Nascimento sábado, 17 de março de 2012



 
Qual o significado do choro?

           As lágrimas representam sentimentos de  emoção na perda ou na alegria, porque expressamos certas emoções através do choro? Seria as lágrimas sinônimo de fraqueza? Até que ponto o choro faz bem ao ego?
   Cada pessoa age e reage de forma diferente em meio aos sentimentos, a quem sorria diante de um luto, outras que choram desesperadamente, outras se usam das lágrimas para enganar, e outras choram por remorso de não ter sido sincera com alguém ou ente querido que se foi, há aquelas que choram de alegria por uma vitória.

     E como saber se o choro é falso ou verdadeiro?

   As lágrimas são enganadoras e fingidas, mais não é tão difícil de desfaçar, quando choramos por alguém optamos pelo melhor para quem amamos, quando choramos em demostração de emoção por alguém que não amamos sentimos em seus gestos o ar de raiva, de desprezo, de arrependimento ou tristeza, em seus lábios e olhos podemos ver isso claramente. 

   Chorar faz bem e alivia a alma, porém pode ser uma fraqueza humana, chorar diante das dificuldades e aflições, não resolve e nem soluciona de imediato os problemas.

    Podemos mencionar aqui um exemplo prático bíblico da história de Esaú, onde vendeu sua primogenitura a seu irmão mais novo, e depois se arrependeu e pediu perdão a Deus com lágrimas, a bíblia relata que suas lágrimas não houve arrependimento, (HB 12.16-17).


Lágrimas e Remorsos

       DEMÓCRITO: O RISO COMO ABSURDA EXPRESSÃO DO PRANTO

Ainda fazendo referência ao pensamento Antigo, Márcia fala-nos sobre Demócrito, afirmando que, em oposição a Heráclito, ele tornara-se conhecido como o filósofo que ria. Cita, ainda, a análise efetuada , posteriormente, pelo padre Antônio Vieira (1608 - 1697), na qual ele entendia o riso de Demócrito como uma maneira de chorar. Nas palavras do clérigo, quando já não mais possuímos lágrimas, quando a dor já nos secou de maneira tal, quando já não há mais nada a fazer, estabelecer-se-ia a expressão mais absurda do pranto: o riso. Em seu livro “As Lágrimas de Heráclito” (1709), padre Vieira teria igualado o choro de Heráclito ao riso de Demócrito. Tiburi alega que tal riso não seria o do gozo cômico, mas, sim, algo que ultrapassaria o escárnio, que surge quando se atinge a condição de sabedoria em relação a si mesmo, sobre a própria miséria. Sabedoria sobre uma condição miserável de experiência com o tempo, em que somente a ciência de tal condição permitiria dela sair. E, na ocorrência de tal ciência, far-se-ia o pranto na forma de riso.

 Nietzsche, que ficou conhecido como filósofo da alegria, fazendo apologia a Baco (Dionísio), o deus que dança, deus da embriaguez e do extravasamento, da extrapolação da miserável condição humana, dizia que o que faz rir liberta. Como explica Márcia, ele afirmava que o sentimento da alegria, do qual o riso é uma manifestação sintomática, seria, portanto, um sentimento revolucionário. A alegria seria importante, fundamental, porque emanciparia; a tristeza, ao contrário, debilitaria, tornando as pessoas incapazes de agir; só seria possível, então, valorizar a alegria quando esta fosse contraposta à tristeza.



Artigonal.com - Diretório de artigos gratuitos 

Remorso versus Arrependimento

Definições

Arrependimento - Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente. 
Arrependimento - Origem da Palavra  – do Francês repentir, formado por re-, intensificativo, mais pentir, "sentir muito", do Latim poenitere,"sentir contrição ou mágoa por uma má ação".

Remorso - Diferentemente remorso, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo (como uma autoflagelação por exemplo) apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu (punição que pode realmente, ou não, vir a penar), o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das consequências (ruins ou não) que seus atos causaram para outras pessoas (ou o mal que acredite haver causado a algum ser/entidade sobrenatural em que creia), ou a si próprio num caso impensado de indecisão.
Remorso – Origem da Palavra  – é a mordida da consciência. Vem do Latim Medieval remorsus, "tormento", do Latim remordere, "morder de volta". Forma-se de re-, "outra vez", mais mordere, "aplicar os dentes, morder.
Remorso e Arrependimento

    Devemos pensar sobre arrependimento e remorso. Na verdade Deus espera de nós que nos arrependemos de nossos pecados. Só o arrependimento nos faz retornar ao caminho da Graça, afinal reconhecer o erro é que nos faz converter, retroceder e com isto retomar a caminhada. 
    Nosso alvo é Cristo sempre.
    Claro que todo homem tem dentro de si uma inclinação para fazer o mal. E embora nos esforcemos para fazer o bem,  em algumas situações agimos de modo que desagradamos a Deus e nos portamos mal diante de seus santos olhos.
    Algumas igrejas confundem ou interpretam de forma errada os livros de João, Romanos e Gálatas, afirmando que nenhum dos 3 menciona o arrependimento como condição para se obter a Salvação ou a vida eterna, mas isto se dá mais pela ignorância do significado do Remorso, que difere em essência do Arrependimento. Nem sempre uma pessoa que sente remorso, está arrependida, afinal arrependimento e remorso são palavras que que definem sentimentos diferentes. O remorso é uma crise de consciência por assim dizer, tanto que deixa a pessoa  para baixo, deprime e pode levar até ao suicídio, já o arrependimento trás vida, pois leva a pessoa a pedir perdão e também perdoar-se.LER MAIS 


Reflexão

 Há noites que eu não posso dormir de remorso por tudo o que eu deixei de cometer.

O remorso é a única dor da alma, que nem a reflexão nem o tempo atenuam.

O remorso é uma impotência, ele voltará a cometer o mesmo pecado. Apenas o arrependimento é uma força que põe termo a tudo.

Remorso

Às vezes, uma dor me desespera...
Nestas ânsias e dúvidas em que ando.
Cismo e padeço, neste outono, quando
Calculo o que perdi na primavera.

Versos e amores sufoquei calando,
Sem os gozar numa explosão sincera...
Ah! Mais cem vidas! com que ardor quisera
Mais viver, mais penar e amar cantando!

Sinto o que desperdicei na juventude;
Choro, neste começo de velhice,
Mártir da hipocrisia ou da virtude,

Os beijos que não tive por tolice,
Por timidez o que sofrer não pude,
E por pudor os versos que não disse!
Olavo Bilac






0 comentários

Postar um comentário

Não só comente! Elabore uma grande critica ou opinião favorecedora!

Colmeia: O melhor dos blogs Uêba - Os Melhores Links Uêba - Os Melhores Links
Morgadão Central Blogs ClicMais.net Sua Rede de Links Link Ninja, agregador, conteudo, visitas Fake - O agregador de links mais Original da Net

Buscar

Translator

Hora

Psicologa

Psicologa
Sou Funcionária Pública Federal e Psicóloga Graduada na Faculdade CESMAC, especializada nas áreas Jurídica, Clínica e Escolar. Pós Graduada em Vigilância à Saúde, pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL.
Psicologa online?
Estando verde, clique no ícone para contato com Fernanda!

Visualizações no Blog

Histórico

Observação

Para todos visitantes e membros quero logo avisar que as minhas opiniões estão em vermelho em todas as postagens!

Ops: E para terem uma melhor leitura das postagens cliquem no "Continue lendo" dessas postagens e todo conteúdo será esboçado!

Descubra o que se passa em:

http://www.bispomacedo.com.br

Agregador

LinkLog
Agradeço ao LinkLog pelo grande tráfego de visualizações que me tem concedido!
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...