Serviços Conectados

Rádio

Followers

Link-me

Postagens populares

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
I made this widget at MyFlashFetish.com.

O Ser Humano e suas Couraças

Postado por Psicologa Fernanda Nascimento sexta-feira, 16 de março de 2012

 

Como o ser humano consegue carregar armaduras tão pesadas?

   Ao longo da vida o ser humano passa por tanta repressão que o deixa aprisionado carregando um peso que o impossibilita muitas vezes de andar, falar, respirar, se relacionar e até mesmo de praticar sexo com seu ou sua parceira.
  
     O ser humano passa a vida toda tentando se proteger dos perigos  do mundo externo e interno eminentes e sua única forma de defesa é se utilizar das couraças.Geralmente uma criança não possui couraça, ela se instala de acordo com as tensões ou repressões sofridas, se alojando principalmente nos músculos do corpo.

  Isso por sua energia ficar totalmente presa, no qual chamamos de energia biológica.O ser humano precisa de uma vida saudável para colocar para fora e receber a energia necessária que o nosso corpo precisa. Quando isso não acontece, todo corpo sofre, impedindo seu funcionamento. 
  
  Enumeras doenças surgem no corpo humano como dores nas costas, dores abdominais, dores torácica, dores nas pernas e vários outros locais da musculatura corporal, e muitas pessoas não entendem a causa, acaba procurando a medicina e não encontra solução. Faz exames e não encontram respostas, e logo são encaminhadas a um psicólogo, pois a maioria dos médicos dizem ser de origem psicológica, e na verdade o é.

   Segundo Reich estabeleceu então uma teoria de segmentação da blindagem para explicar como o corpo estabelece o seu equilíbrio psíquico. Nesta teoria falamos de sete segmentos do corpo onde existem tensões ou se desenvolve blindagem muscular, e onde as contrações segmentares são perpendiculares ao fluxo de força vital ou energia orgone no corpo. Na verdade o conceito de Reich dos 7 segmentos também pode ser correlacionando ao sistema de 7 chakras da Filosofia Oriental, de muitas formas a premissa é basicamente a mesma da proposta pela filosofia oriental, mas colocada de uma forma ocidental, que tenta ser mais quantitativa e dedutiva.
  
    Estes são os sete segmentos que foram delineados por Reich:
1. Ocular ou olho
2. Oral
3. Cervical
4. Torácica
5. Diafragma
6. Abdominal 
7. Pélvica  

  A psicologia reichiana tem suas raízes nos trabalhos desenvolvidos pelo médico Austríaco Wilhelm Reich (1897-1957), que após anos de pesquisa decidiu abandonar a técnica da psicanálise e se dedicar ao estudo do corpo, da mente e da energia.



Vamos entender mais sobre essa teoria Reichiano


 
A Psicologia Corporal é definida por José Henrique Volpi e Sandra Volpi (1998), diretores do Centro Reichiano, como uma ciência que estuda o homem em seu aspecto somatopsicodinâmico, onde o corpo e a mente são trabalhados em seu conjunto e em sua relação funcional. Somatopsicodinâmico porque a mente interfere no movimento do corpo e o corpo no movimento da mente. Assim, mente e corpo são indivisíveis e devem ser trabalhados em seu conjunto.
Essa definição surgiu em 1998 com a criação da revista Psicologia Corporal (INSS-1516-0688), editada anualmente pelo Centro Reichiano, cujo objetivo é congregar as diversas escolas de abordagem corporal, que comungam do mesmo princípio: estudar e trabalhar com a interferência da mente sobre o corpo e do corpo sobre a mente.
É uma abordagem que reconhece na atitude e no corpo do paciente as impressões registradas durante as etapas do desenvolvimento emocional (caráter). Parte da leitura corporal, da investigação da história pessoal, da compreensão do caráter, e ainda considera a própria relação psicoterapêutica no diagnóstico inicial, no direcionamento durante o projeto psicoterapêutico e na metodologia de trabalho.

A mente retém os conflitos emocionais durante toda a nossa história e é a responsável pela formação de nossas neuroses. O corpo também retém esses conflitos em forma de couraça muscular, contraindo-se e adotando posturas defensivas como olhos arregalados, boca tensa, apertada, pescoço rígido, ombros erguidos ou caídos, peito estufado, etc.

Portanto, segundo Volpi e Volpi, a psicologia corporal se propõe a trabalhar com os indivíduos em seus aspectos físicos e emocionais, possibilitando uma flexibilização ou até mesmo eliminação das couraças de forma que a energia possa circular livremente e a pessoa ser mais saudável nos aspectos físico, energético e emocional.
A primeira escola que buscou fazer essa relação mente-corpo foi a de Wilhelm Reich (Orgonomia ou Análise Reichiana). A partir de Reich, várias outras escolas também passaram a direcionar seus trabalhos em busca dessa interação mente-corpo-energia-emoção, tendo como seguidores: Elsworth Baker, Ola Raknes, Walter Hoppe, Eva Reich, Myron Sharaff e muitos outros, considerados pós-reichianos.
A atualização dos trabalhos de Reich por seus seguidores fez com que nos últimos anos a Orgonomia fosse denominada de Análise Reichiana, enfatizando ainda mais o quanto a parte analítica também é fundamental dentro desse trabalho.
Além desses (pós-reichianos), outros autores se destacaram com a inserção de novos conhecimentos teóricos e técnicos aos trabalhos iniciais de Reich, sendo, portanto, considerados neorreichianos. Dentre eles, os que mais se destacaram foram Alexander Lowen e John Pierrakos, que juntos criaram a chamada Análise Bioenergética.Ler Mais



 


Essas são as partes mais afetadas pela couraça!

    Entendeu suas enxaquecas, dores nas costas, na coluna, no abdome, na garganta, no peito, na barriga, pois é procure ver se não faz parte dessa teoria de Reich, precisando de um tratamento técnico para soltura dessas cadeias de armaduras, denominada couraças, procure um terapeuta especializado e se liberte completamente dessa repressão.










0 comentários

Postar um comentário

Não só comente! Elabore uma grande critica ou opinião favorecedora!

Colmeia: O melhor dos blogs Uêba - Os Melhores Links Uêba - Os Melhores Links
Morgadão Central Blogs ClicMais.net Sua Rede de Links Link Ninja, agregador, conteudo, visitas Fake - O agregador de links mais Original da Net

Buscar

Translator

Hora

Psicologa

Psicologa
Sou Funcionária Pública Federal e Psicóloga Graduada na Faculdade CESMAC, especializada nas áreas Jurídica, Clínica e Escolar. Pós Graduada em Vigilância à Saúde, pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL.
Psicologa online?
Estando verde, clique no ícone para contato com Fernanda!

Visualizações no Blog

Histórico

Observação

Para todos visitantes e membros quero logo avisar que as minhas opiniões estão em vermelho em todas as postagens!

Ops: E para terem uma melhor leitura das postagens cliquem no "Continue lendo" dessas postagens e todo conteúdo será esboçado!

Descubra o que se passa em:

http://www.bispomacedo.com.br

Agregador

LinkLog
Agradeço ao LinkLog pelo grande tráfego de visualizações que me tem concedido!
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...