Serviços Conectados

Rádio

Followers

Link-me

Postagens populares

Publicidade

Tecnologia do Blogger.
I made this widget at MyFlashFetish.com.

Você Tem Uma Sombra!

Postado por Psicologa Fernanda Nascimento segunda-feira, 5 de março de 2012




Você sabia que Sombra é um dos aspectos importantes  no aprimoramento da Personalidade?

    A sombra é uma soma das coisas que você é, e que não gostaria de ser, são  reprimidas, são impulsos e instintos que deixamos de lado para não ser reprovado pela sociedade. Essa Sombra é parte do ser humano.


    É melhor que o homem não conheça e nem reconheça sua sombra, assim poderá dominá-la. E você só poderá ter um domínio completo através do auto conhecimento, para evitar lançar nos outros suas próprias repulsas, complexos, e conteúdos que muitas das vezes projeta no outro, para não entrar em contato consigo mesma.E se conhecer não é uma tarefa fácil, só conseguirá através da terapia.

   O mundo da Sombra é obscuro, e o homem tem que transpassar essas barreiras, e buscar dentro de si uma força capaz de enfrentar seus medos e aceitar o que existe de mais maléfico e terrível em você, para poder conseguir sua libertação. A sombra se apresenta de várias formas dentro de você, por tanto, você terá que usar de sua ousadia para vencê-la.

    O homem para se livrar da sombra que anda lado a lado em sua companhia terá que deixar fluir tudo que está em oculto na sua Psique e trazer a tona em sua consciência, essa luta deve ser travada constantemente, até se desligar completamente dela.


   Vejamos o que Carl Gustav Jung diz sobre a Sombra! 
                      
                               

                                  Sobre a Vida

                                                                                            TEXTOS SOBRE AMORES E MORTES
                                                                                                Ler Mais
   Na data de 26 de julho de 1875 nascia em Kesswil, Suíça, aquele que viria a ser o grande psiquiatra Carl Gustav Jung, criador da Psicologia Analítica e do conceito de sombra.
Desde criança teve uma natureza incomum, acreditava-se possuidor de uma dupla personalidade. Uma delas era mais introspectiva, profunda e sábia e a outra estava mais ligada ao mundo externo, social e divertia com os acontecimentos comuns.
Cresceu sob os imperativos de um pai protestante a quem questionava a qualidade cega da fé. E também de uma mãe amorosa, muito sensitiva e dedicada ao lar. Começou a se interessar pela natureza humana e buscou a medicina como forma de ajudar as pessoas.
A psiquiatria foi caindo no seu gosto ao mesmo tempo que os assuntos ocultos o fascinavam. Sua tese final “Sobre a psicologia e a patologia dos fenômenos ditos ocultos” que já há muito presenciava em sua própria casa graças à sensibilidade espiritual de sua mãe.
Concluiu sua formação ao lado do famoso psiquiatra Eugene Bleuler e cuidava dos internos da grande clínica da Burgholzli, especialmente de casos graves.
Utilizou o teste de Associação de Palavras para identificar os complexos psicológicos, que segundo ele interferiam no funcionamento da mente consciente.
Entrou em contato com as idéias de Freud que mais tarde conheceria e se tornaria seu mestre. Freud e Jung tinham mentes tão produtivas que no primeiro encontro passaram mais de treze horas conversando.
As idéias de Jung influenciaram a Psicanálise que nascia para o mundo europeu e norte-americano. Apesar de ter sido presidente do Instituto Internacional de Psicanálise e fiel escudeiro de Freud, Jung passou a entrar em desacordo com o mestre. O rompimento definitivo aconteceu com o lançamento do livro Símbolos de Transformação em que Jung falava abertamente do inconsciente coletivo e da libido como uma força psíquica que ia além do sexo. Essas idéias se chocavam diretamente com Freud.
Jung iniciou um trabalho solitário em busca de uma psicologia profunda. Conseguiu encontrar na mitologia e nas grandes tradições alquimistas grande referencial para seu trabalho com a mente humana.
Notou que haviam padrões psíquicos que se repetiam em várias épocas da história sob feições diferentes a que ele chamou de arquétipo.
Entre os principais arquétipos que ele descobriu um deles foi a Sombra, que se referia a contra-parte escura do ego. A Sombra sempre foi representada nas mitologias como o mal, o demônio, os monstros e tudo o que há de mais repugnante.
É como se o inconsciente coletivo necessitasse de tempos em tempos eleger figuras que personificassem o mal.
Jung costumava saudar as pessoas queridas com uma fala como: “que feliz desgraça você tem para me contar de novo?”. Pois, para ele era necessário trabalhar com as polaridades da felicidade e do sofrimento honrando cada faceta da realidade.
Sua vida foi um exemplo de integridade, pois foi o mais humano dos pensadores do século passado. Tinha personalidade forte e altamente intelectualizada. Viveu um casamento recheado de histórias paralelas com grandes admiradoras e seguidoras. Era um homem espirituoso, cheio de curiosidade e vida.
Produziu até seus oitenta e seis anos quando a morte interrompeu seus últimos escritos que foram uma tentativa de popularizar seus conceitos.
Deixou uma riqueza de conhecimentos para a psicologia, a medicina, a sociologia e a teologia. Criou pontes entre o pensamento oriental e ocidental, o pensamento científico e o espiritualismo.
Faleceu em 06 de junho de 1961 e deixou um inesquecível legado filosófico e humano.

0 comentários

Postar um comentário

Não só comente! Elabore uma grande critica ou opinião favorecedora!

Buscar

Translator

Hora

Psicologa

Psicologa
Sou Funcionária Pública Federal e Psicóloga Graduada na Faculdade CESMAC, especializada nas áreas Jurídica, Clínica e Escolar. Pós Graduada em Vigilância à Saúde, pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL.
Psicologa online?
Estando verde, clique no ícone para contato com Fernanda!

Visualizações no Blog

Histórico

Observação

Para todos visitantes e membros quero logo avisar que as minhas opiniões estão em vermelho em todas as postagens!

Ops: E para terem uma melhor leitura das postagens cliquem no "Continue lendo" dessas postagens e todo conteúdo será esboçado!

Descubra o que se passa em:

http://www.bispomacedo.com.br

Agregador

LinkLog
Agradeço ao LinkLog pelo grande tráfego de visualizações que me tem concedido!
Ocorreu um erro neste gadget
Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...