Onde está sua infância?
As crianças de hoje estão perdendo sua identidade, sua infância está ficando para trás, as meninas principalmente estão amadurecendo muito cedo, a partir dos 3 a 7 anos de idade, já podemos ver as meninas se preocupando com a estática do corpo, da pele do rosto, pensam mais em cuidar dos cabelos, unhas, onde deveria brincar, estudar e ter uma vida normal, buscam desde cedo viver no mundo dos adultos, a principal influência é a "Moda das Passarelas" que exige muito e faz da criança menina, tornar-se a criança Moça.
A criança muita das vezes nem quer estar passando por isso, praticamente é obrigada para satisfazer um capricho de seus pais, além de ser uma vida agitada, a criança quase não tem tempo para se alimentar direito, ou mesmo viver sua infância ao lado de uma amiguinha, onde ela possa brincar e curtir sua idade de forma natural.
Não precisa muita experiência para perceber o semblante caído e triste dessas crianças, será que elas são felizes por estarem famosas? Qual será seu maior desejo e sonho?
Não resta dúvida que é muito bonito ver uma criança desfilando numa passarela, mais será que esse realmente é o desejo de muitas crianças que vemos com uma tristeza no rosto?
Será que um bebê quer ter uma vida de adulto?
As crianças já nascem com um estojo de maquiagem a sua espera, antigamente as crianças ganhavam brinquedos, roupas, hoje vemos que sua preferencia está voltada para um estojo de maquiagem, um batom vermelho e esmaltes coloridos para deixá-la mais linda e sensual.
O que diremos desse sacrifício?
Será que é necessário exigir tanto de uma criança para que ela se torne bela e bonita? Não podemos deixar de explicitar que a maioria dos casos, os pais querem realizar seus sonhos frustrados em seus filhos, e esquecem que a criança também tem seus próprios sonhos, e que pode não ser os sonhos de seus pais.
Uma criança já nasce com sua beleza natural, não precisa de maquiagem para adquirir!
A infância surge como categoria específica, num momento relativamente da história humana. Apenas há alguns séculos a criança é compreendida em sua singularidade, com espaço e objetos próprios, e não um mero adulto em miniatura.
Segundo os estudos de Áries (1981), as crianças da Idade Média, especificamente do Ocidente Medieval, tinham os mesmos hábitos e costumes dos adultos, por não haver distinção entre o mundo adulto e o mundo infantil.
O mesmo autor aponta que “o brinquedo e a brincadeira são considerados constitutivos da infância, como conseqüência das transformações da organização familiar e social na história, através do processo de industrialização e urbanização da sociedade”. (BENJAMIN, 1984).
Para Vygotsky (1998), a brincadeira de faz-de-conta cria uma zona de desenvolvimento proximal, pois no momento que a criança representa um objeto por outro, ela passa a se relacionar com o significado a ele atribuído, e não mais com ele em si. A brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados. É possível observar que rompe com a relação de subordinação ao objeto, atribuindo-lhe um novo significado, o que expressa seu caráter ativo, no curso de seu próprio desenvolvimento.
Valeu a sua partilha para uma reflexão a respeito do seu tema proposto, uma vez que pode haver um porém, todavia, contudo, pois o fato em si indicado em sua temática que apenas no meu entendimento individual isso pode ser feito bem dosado e em certos aspectos, uma vez que outra ela podem estar brincando portanto usando a imaginação como brincadeira, em outro pode ser para uma apresentação, mas não vejo que seja obrigação elas ficarem desse jeito nas 24 horas do dia e nem no 365 dias do ano, então sempre sobrará tempo para essas crianças desenvolverem seu potencial de criança e assim sendo felizes. pois ai sim poderiam-se fazer outras fotos diferentes dessas e se mostrar que estão bem felizes como penso, ok!
ResponderExcluirOlá, querida
ResponderExcluirInteressante como uma fase queimada pode acarretar tanto dano pra nós...
Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
Bjs festivos de paz